Por isso segue este vídeo, original, com muito humor, que nos recorda disso mesmo...
13/12/2010
Natal Digital
Por isso segue este vídeo, original, com muito humor, que nos recorda disso mesmo...
Mica
08/12/2010
Muxima Uamiê - Noite dançante...
30/11/2010
Educar...
26/11/2010
22/11/2010
Caminhos...
11/11/2010
Um exemplo em tempos de crise...
Partindo do "pressuposto comum" de que não há países perfeitos... existirão, com certeza, países onde podemos ir aprender alguma coisa... a Suécia é, em muitos aspectos, um deles!
Hoje, não por causa da taxa de conclusão do ensino obrigatório (12º ano) de 99,8% com absolutamente TUDO pago no ensino (livros, refeições, transportes e afins) mas sim por causa de um assunto tão discutido em Portugal: privilégios e regalias de deputados e das famílias (onde, às vezes, se incluem primos em 125º grau!!) deste país... vale a pena ver o vídeo com atenção!!
08/11/2010
Sem palavras...
A nossa responsabilidade e atenção terá, necessariamente, que aumentar!
01/11/2010
Passeio em dia de feriado...
Terras de Bouro, Brufe, Vilarinho das Furnas, Campo de Gerês, Gondomar... foram lugares e mais lugares! Para recordar um feriado passado de maneira diferente...
29/10/2010
Optimismo...
24/10/2010
Mica Carneiro
20/10/2010
Cansado...
Adaptabilidade? Espírito de improviso? Não creio... às vezes sinto mesmo que é facilitismo na forma como se lida com as coisas!
18/10/2010
17/10/2010
Imagens...
Esta é uma das imagens que eu tenho de um momento do qual guardo muitas saudades, que foi o ano em São Tomé, como Leigo para o Desenvolvimento.
Estava em Caldeiras, uma Roça do centro da Ilha, a fazer mais um campo de férias... algumas dezenas de crianças: Punoy, Abdul, Dulcineia, Alcino, Dedé, Romana, Baguide, Walker animavam a "Roda", o momento alto para começar o dia: "Fulu-fulu, cavala, biquinha..... é peixe!!"
Eu observava, maravilhado... era o "dar" forma à palavra mágica: desenvolvimento! Tenho saudades desses campos de férias...
Hoje recebi uma carta de uma Irmã, que passou por Caldeiras há pouco tempo... volvidos mais de 2 anos, perguntaram-lhe por mim e pela Luísa... caramba, as saudades voltaram e que bom, que bom que ficou por lá a alegria daqueles 6 dias de campo!
14/10/2010
Uma carta...
De mãe para mãe...
Cara Senhora, vi o seu enérgico protesto diante das câmaras de televisão contra a transferência do seu filho, presidiário, das dependências da prisão de Custóias para outra dependência prisional em Lisboa.
Vi-a a queixar-se da distância que agora a separa do seu filho, das dificuldades e das despesas que vai passar a ter para o visitar, bem como de outros inconvenientes decorrentes dessa mesma transferência.
Vi também toda a cobertura que os jornalistas e repórteres deram a este facto, assim como vi que não só você, mas também outras mães na mesma situação, contam com o apoio de Comissões, Órgãos e Entidades de Defesa de Direitos Humanos, etc...
Eu também sou mãe e posso compreender o seu protesto. Quero com ele fazer coro, porque, como verá, também é enorme a distância que me separa do meu filho. A trabalhar e a ganhar pouco, tenho as mesmas dificuldades e despesas para o visitar.
Com muito sacrifício, só o posso fazer aos domingos porque trabalho (inclusive aos sábados) para auxiliar no sustento e educação do resto da família.
Se você ainda não percebeu, sou a mãe daquele jovem que o seu filho matou cruelmente num assalto a uma bomba de combustível, onde ele, meu filho, trabalhava durante a noite para pagar os estudos e ajudar a família. No próximo domingo, enquanto você estiver a abraçar e beijar o seu filho, eu estarei a visitar o meu e a depositar algumas flores na sua humilde campa, num cemitério dos arredores...
Ah! Já me esquecia: Pode ficar tranquila, que o Estado se encarregará de tirar parte do meu magro salário para custear o sustento do seu filho e, de novo, o colchão que ele queimou, pela segunda vez, na cadeia onde se encontrava a cumprir pena, por ser um criminoso. No cemitério, ou na minha casa, NUNCA apareceu nenhum representante dessas "Entidades" que tanto a confortam, para me dar uma só palavra de conforto ou indicar-me quais "os meus direitos".
Para terminar, ainda como mãe, peço por favor: Façam circular este manifesto! Talvez se consiga acabar com esta (falta de vergonha) inversão de valores que assola Portugal e não só...
Direitos humanos só deveriam ser para "humanos direitos" !!!
13/10/2010
Dançar...
12/10/2010
Dependências...
Será que é possível imaginar-me uma semana sem telemóvel? Uma semana sem internet? Uma semana sem computador portátil?
E refiro-me a uma semana do quotidiano... não me refiro a uma semana de férias, onde o "mundo real" pertence a outra galáxia, onde deixamos tudo para trás e o tempo pára... não é isso!
Imaginem-se a começar a vossa semana de trabalho e todos estes "artefctos" desaparecerem momentaneamente...
Se, por um lado, vivi 1 ano em São Tomé sem nada disto (e foi tão saboroso e libertador); por outro lado percebo que viver nesta "conjuntura" (palavra simpática esta... poderia ter escrito SELVA em vez de conjuntura!!!) não me permite que isso seja admissível, correndo o risco de ser "bicho-do-mato" ou algum ser "em estado de ermitério profundo"!
E agora? Agora sou, somos... dependente (s)!
Gostava de depender, apenas, de valores e sentimentos... e nunca de máquinas! grrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
11/10/2010
Voltar...
Se estiver tudo errado, comece novamente!
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-as.
Se perder um amor, não se perca!...
Se o achar, segure-o!
Circunde-se de rosas e ame...
O mais é nada".
Há alturas em que não me apetece encher este espaço de coisas que, por vezes, penso serem "imbecilidades" puras!
Lia este poema de Fernando Pessoa e pensava: é isto mesmo: o mais... é nada!
Está decidido: é tempo de "voltar", com um registo diferente... mas mais do que tudo, o importante será mesmo voltar!
13/09/2010
Evolução...
06/09/2010
Abril Sangrento...
Confesso que não me lembro, com precisão, de Abril de 1994... mas lembro-me de uma forma muito ténue, de que "morria gente à catanada" e não percebia o motivo (com 10 anos era, ainda, demasiado ingénuo!).
De repente vejo o Hotel Ruanda, leio o livro "Tempo de Catanas" e ontem vi o filme "Abril Sangrento"... chocante, só me ocorre esta palavra!
Apelidado como "o genocídio mais eficaz da história mundial", conseguiram-se matar mais de 800 mil pessoas, em 12 dias... É incrível pensar que o ser humano pode chegar a tal ponto. Nem a loucura de Hitler & Friends consegue ser tão eficaz, apesar de terem morrido 6 milhões de judeus, numa Alemanha altamente industrializada... mas em muito mais tempo!
Choca-me ler que os tutsis, apelidados de baratas, não eram dignos, sequer, de morrer com balas no corpo e que, como tal, a opção pelas catanas saía mais barata ao governo e aproveitava o facto de muitos hutus serem agricultores e saberem manusear perfeitamente uma catana...
Choca-me que um ser humano possa ter escrito no seu BI, relativamente à sua nacionalidade, hutu ou tutsi, em vez de Ruandês...
Choca-me a crueldade congénita do ser humano... (será que é, verdadeiramente, ser humano?).
A famosíssima “comunidade internacional” permaneceu ausente. Ninguém interveio naquele momento, quando ainda era altura para o fazer... será porque o Ruanda não tem "nada que os aliecie"?
Segundo a Wikipédia: Genocídio tem sido definido como o assassinato deliberado de pessoas motivado por diferenças étnicas, nacionais, raciais, religiosas e (por vezes) políticas. Há algum desacordo, entre os diversos autores, quanto ao facto de se designar ou não como genocídio os assassinatos em massa por motivos políticos. O genocídio é um tipo de limpeza étnica.
Um bom filme, para reflectir!
05/09/2010
Vencer o Lixo...
Enfim... ando com pouca vontade de escrever por aqui... mas a verdade é que esta foi uma grande vitória no Campo de Gambozinos: venci o lixo!!!!!
(por certo, parvoíces de quem não tem mais nada que fazer...)
14/08/2010
Taizé...
É bom viver na tolerância e na fraternidade, na paz e na harmonia... mas, mais do que tudo, é incrível perceber que "é possível!!" e que Taizé não é uma colina especial, não é uma aldeia artificial, não é sequer de outro planeta! É apenas um lugar onde, semanalmente, milhares de pessoas se dispõem a abrir o coração, não a um deus católico, ortodoxo, protestante ou até muçulmano, não ao deus do ioga, ou o deus das sensações positivas que vou sentindo... as pessoas dispõem-se a abrir o coração ao próximo, ao vizinho da camarata, à pessoa com quem trabalham ou até com as pessoas do grupo de reflexão que passam de meros estranhos a novos amigos para uma vida...
Parafraseando Fernando Pessa, "E esta... hein?!?!"
Os desafios lançam-se... e as pontes são inevitáveis!
28/07/2010
Aldeias do Xisto...
Esta foto é do Talasnal... mas há imagens e momentos que não esquecerei!
Vale muito a pena pegar no carro (melhor ainda de jipe), ir até à Serra da Lousã e começar a conhecer todas as Aldeias do Xisto...
21/07/2010
Flor do Deserto...
29/06/2010
27/06/2010
Mau Perder :-D
Espero que tenha passado, no final de contas, algo bom para os meus atletas: o treinador detesta perder!!! :-D
E assim foi uma tarde muito bem passada... que terminou com um churrasco delicioso!!
Termina, de alguma forma, o segundo ano consecutivo da família AASM que tão bem me acolheu!
24/06/2010
Bué, Bué Jogos do Mundial...
23/06/2010
22/06/2010
Vaguear...
Agora começa a vir a altura de vaguear por excelência... mas não é, necessariamente, algo que se tem que fazer sozinho...
Ontem, por exemplo, estava sentado em Espinho, após uma entrevista de emprego. Sentei-me num banco junto à praia, a ver um jogo de voleibol de praia com algumas caras conhecidas. Aborda-me um senhor, dizendo:
-Portugal jogou mesmo bem... não foi? Foram 7 golos de verdade?
-Sim - respondo eu - Portugal jogou mesmo bem, a ver vamos se não "gastamos os golos todos" neste jogo!
E o senhor segue caminho... devagarinho, com um cabo de engaço na mão, lá vai deambulando em direcção ao desconhecido.
Mais tarde, dirijo-me para o carro... mas vejo o passadiço de Espinho, em direcção à Granja e não resisto! Algo me dizia para caminhar...
Quando me apercebo, o senhor que me tinha abordado umas centenas de metros atrás está, novamente, atrás de mim e sorri-se:
-Com que então a sua t-shirt até diz Portugal e tudo!!! (dizia VOLEIBOL-PORTUGAL!)
-"É verdade" respondo... e suspiro!
E vagueei durante um bom bocado, numa conversa deliciosa... inesperada mas bem curiosa!
20/06/2010
"Chinelo de dedo"
Sexta-feira tive, pela primeira vez, uma tarde de havaianas e o primeiro mergulho de mar (o primeiro sem o fato!)... soube mesmo, mesmo, mesmo bem!
Fica de vez Verão... estás perdoado!!
16/06/2010
Silêncio...
2- Adoro refeições ao som de música clássica, sem que conversar seja permitido... consegui fazer isso nos Exercícios Espirituais e em Taizé!
3- Aproveito sempre, nos Encontros Europeus de Taizé, por passar uma tarde na "zona do silêncio"... é incrível como um Encontro com 50 mil pessoas cria um espaço onde as pessoas estão "obrigatoriamente" em silêncio! Mas porque é que há essa necessidade?
4- Um restaurante sem televisão é, como é óbvio, um bom predicado para ser um local onde vou gostar de almoçar/jantar!
5- Gostava imenso de repetir a experiência de estar 7 dias em silêncio absoluto... como dizia uma pessoa amiga, não serve para "recarregar baterias", mas sim, "para afinar o motor"!
6- Fascina-me como, no silêncio, se consegue descobrir tanta coisa, minha e da outra pessoa...
7- Acrescentei o nº7 só por ser o nº da perfeição... não sei o que escrever! Já é tarde... hoje tive 6 reuniões de avaliação, estou triste, decepcionado com o ensino que o nosso Estado preconiza e precisava, imenso, de silêncio...
15/06/2010
08/06/2010
Descobertas...
Esta é uma fase gira... a fase das descobertas! Tudo é novidade... inclusive que a própria cauda dá para ferrar!!!
05/06/2010
04/06/2010
Curva de Gauss
Eu não quero estar sempre ali... espero, por vezes, fazer parte das 3 pessoas que estão fora... o desafio e a responsabilidade são muito grandes!
03/06/2010
31/05/2010
30/05/2010
Rezar... de várias maneiras ;-)
Hoje, a brincar pelo youtube, encontrei isto que me fez recordar esses momentos tão deliciosos... enfim, há mesmo muitas formas de se rezar :-D
27/05/2010
20/05/2010
Citação do dia...
E tenho a certeza que, muitas vezes, o melhor mesmo é não falar :-)
Sinto que hoje está na moda dizer: "eu sou muito sincero, muito frontal, digo tudo aquilo que penso!". E isso é uma qualidade? (pergunto eu). A distância que vai da frontalidade à inconveniência é muito, muito estreita!
You say it best... when you say nothing at all!
12/05/2010
Turista Religioso...
Hoje, depois de uma manhã bem tranquila (cortar o cabelo e ir beber um café maravilhoso), deparo-me na TV com a notícia que há 1200 autocarros destacados para virem de Itália para Fátima... CARAMBA!! Mas, mais estranho ainda, o repórter em pleno Santuário de Fátima está a destacar o que de mais importante acontecia naquele momento e, com alguma estranheza, diz que há poucos peregrinos e muitos turistas religiosos pelo Santuário... fiquei intrigado!
O que será um turista religioso afinal? Googlei e para meu espanto aparece-me este motard em plena execução de movimentos complicadíssimos, por certo... procurei significados bíblicos:
- Será que o nº188 significa algo? Será que são todas as espécies de peixes conhecidas até então, sendo uma bela metáfora de que "somos todos nós"?
- Será que os vales que aparecem no fundo, significam a magnitude e plenitude de uma crença?
- Será que o capacete significa a nossa liberdade? Que mesmo nunca estando sozinhos, somos responsáveis pela nossa liberdade?
- Será que a roda lembra a equidistância de milhões de pontos, de um só, o centro, Deus?
o conceito de turista religioso...
10/05/2010
Concertos...
Depois a serenata da MINHA Queima das Fitas... não perdi uma desde 2002 (vá, perdi em 2005 mas estava a estudar no Brasil) e e sempre um momento emocionante voltar a traçar a capa!
A Queima das Fitas começava e o cartaz prometia... primeiro concerto que fui ver, Flow 212! Não era, de longe, o que me tinha movido lá... mas confesso que fiquei agradavelmente surpreendido! Uma energia engraçada em cima do palco. Moviam-me, isso sim, Buraka Som Sistema... mas foi uma desilusão! Visualmente muito interessante, com um espectáculo bem dinâmico, mas longe vão os tempos do kuduro progressivo, nu e cru, vindo directamente da Buraka. A influência internacional e o mediatismo tem-lhes feito mal, na minha modesta opinião! Custa-me imaginar que vou ouvir kuduro e fico com a sensação que estou a ouvir techno! Enfim...
Seguiam-se duas bandas interessantes. Slimmy tinha potencial para ser um bom concerto, depois de os ter visto nas Noites Ritual... mas revelaram-se, mais uma vez, bastante "autistas", num mundo muito "só deles"... foi pena! Mas essa noite iria encerrar em beleza com Franz Ferdinand, a grande locomotiva da música... não falham, são certinhos e com uma energia incrível! Entra, a par de Orishas, como um dos grandes concertos que assisti na Queima das Fitas do Porto.
Por fim, a última noite de Queima, com Souls of Fire. Agradável como é todo o reggae, no entanto sente-se que não é mais do que um bom grupo de amigos que se juntam para tocar e curtir umas músicas... bem longe do brilhantismo português de Terrakota, por exemplo. A Queima terminaria com um dos meus concertos mais esperados: Marcelo D2. Esteve ao seu melhor nível, com um concerto de 2h, animadíssimo, onde dancei e cantei como já não fazia há muito tempo... valeu!
Ainda faltavam dois concertos... o primeiro, na Fnac do GuimarãesShopping... Pitt Broken, banda de um grande amigo... cliquem para ouvir, nem que seja por uns segundos, a voz do vocalista! Não vos faz lembrar Creed? Que grande, grande voz... mini-concerto bem agradável, duma banda muito interessante, de Braga!
E por fim, para terminar em beleza, os Gotan Project... mas para esses não há palavras...
Enfim... grande semana, grandes concertos!
09/05/2010
Gotan Project - Una Musica Brutal
06/05/2010
Os Azeitonas - Café Hollywood
02/05/2010
28/04/2010
Firmamento...
Hoje, no entanto, fui colocando várias coisas à minha frente: desafios, desejos, propostas, vontades, ânsias e medos... esperança!
O caminho vai-se fazendo... caminhando!
E o sol parece que, amanhã se vai mesmo embora...
26/04/2010
Música...
A oportunidade de voltar a ver Emir Kusturika em Braga... será que existe outra possibilidade mais "precisa" na escolha de uma grupo para uma queima das fitas? Duvido... da mesma forma que duvido que os estudantes de hoje gostem de Kusturika, ou que algum deles tenha visto o Gato Preto Gato Branco, A Vida é Um Milagre e afins...
A depois, para juntar à festa, Deolinda no Vila Flor... e, claro, Gotan Project no Coliseu... esse sim, será um grande concerto que, claro, não vou perder...
Pelo meio: Fausto na Casa da Música, Os Golpes na Fnac do NortShopping, Os Quais no Vila Flor e, claro, o concerto que me parte o coração não poder ir ver: Cesária Évora, em Lisboa...
Boa música... e bons concertos!!
24/04/2010
19/04/2010
Propriedade Privada
Hoje continuo sem saber muito bem o que será... mas sei que há "propriedades privadas" que não dispenso e valorizo imenso, uma delas são as minhas recordações! Hoje andei com o Brasil na cabeça, as saudades que tenho do samba, do forró, dos peixes e dos sumos naturais... e da música absolutamente incrível que aprendi a gostar e passei a conhecer! Marcelo D2 é um deles, recordação dos 6 meses maravilhosos passados em Manaus, na Amazónia brasileira...
12/04/2010
Princípio da finalidade...
Ser capaz de fazer escolhas, em ordem a uma finalidade (a um "para quê?")! Ter e prescindir... precisar do que é preciso!
Dois significados bonitos:
Respeitar: olhar de frente; dar às coisas o que elas merecem...
Servir: comprometer-se para que as coisas cresçam; obedecer à lei interior da vida!
E as escadas da Livraria Lello são tão bonitas... a fotografia mostra só um bocadinho!
Enfim...
11/04/2010
Azeitonas - Desenhos Animados
És o meu Tom Sawyer e o meu Huckleberry Finn
e vens de mascarilha e espadachim,
lá em cima há planetas sem fim...
Tu és o meu super-herói,
sem tirar o chapéu de cowboy...
Com o teu galeão e uma garrafa de rum,
eu era tua e de mais nenhum...
Um por todos e todos por um!...
Nos desenhos animados eu já conheço o fim,
o bem abre caminho a golpe de espadachim,
o príncipe encantado volta sempre para mim...
Eu sou a jane e tu o tarzan,
a julieta do meu dartagnan...
Se o teu cavalo falasse tinha tanto pra contar...
Há fantasmas debaixo dos meus lençóis,
os tesouros que escondemos dos espanhóis...
Nos desenhos animados eu já conheço o fim,
o bem abre caminho a golpe de espadachim,
o principe encantado volta sempre para mim...
E quando chega o final,
já podemos mudar de canal...
Nos desenhos animados é raro chover
e nunca, quase nunca acaba mal..."
Letra bonita... bonita mesmo! Também quero ter a sorte de um cartoon...
E a vontade de escrever continua a ser quase, quase nula ;-)