10/05/2010

Concertos...

A semana, devo dizer, foi verdadeiramente fértil...

Começou com Os Golpes na Fnac do Nortshopping... foi o terceiro concerto da banda que eu vi e, sem dúvida, o que mais gostei... vale a pena passar pelo myspace deles e ouvir algumas músicas para quem não conhece! São realmente bons e imagino-lhes uma carreira promissora...

Depois a serenata da MINHA Queima das Fitas... não perdi uma desde 2002 (vá, perdi em 2005 mas estava a estudar no Brasil) e e sempre um momento emocionante voltar a traçar a capa!

A Queima das Fitas começava e o cartaz prometia... primeiro concerto que fui ver, Flow 212! Não era, de longe, o que me tinha movido lá... mas confesso que fiquei agradavelmente surpreendido! Uma energia engraçada em cima do palco. Moviam-me, isso sim, Buraka Som Sistema... mas foi uma desilusão! Visualmente muito interessante, com um espectáculo bem dinâmico, mas longe vão os tempos do kuduro progressivo, nu e cru, vindo directamente da Buraka. A influência internacional e o mediatismo tem-lhes feito mal, na minha modesta opinião! Custa-me imaginar que vou ouvir kuduro e fico com a sensação que estou a ouvir techno! Enfim...

Seguiam-se duas bandas interessantes. Slimmy tinha potencial para ser um bom concerto, depois de os ter visto nas Noites Ritual... mas revelaram-se, mais uma vez, bastante "autistas", num mundo muito "só deles"... foi pena! Mas essa noite iria encerrar em beleza com Franz Ferdinand, a grande locomotiva da música... não falham, são certinhos e com uma energia incrível! Entra, a par de Orishas, como um dos grandes concertos que assisti na Queima das Fitas do Porto.

Por fim, a última noite de Queima, com Souls of Fire. Agradável como é todo o reggae, no entanto sente-se que não é mais do que um bom grupo de amigos que se juntam para tocar e curtir umas músicas... bem longe do brilhantismo português de Terrakota, por exemplo. A Queima terminaria com um dos meus concertos mais esperados: Marcelo D2. Esteve ao seu melhor nível, com um concerto de 2h, animadíssimo, onde dancei e cantei como já não fazia há muito tempo... valeu!

Ainda faltavam dois concertos... o primeiro, na Fnac do GuimarãesShopping... Pitt Broken, banda de um grande amigo... cliquem para ouvir, nem que seja por uns segundos, a voz do vocalista! Não vos faz lembrar Creed? Que grande, grande voz... mini-concerto bem agradável, duma banda muito interessante, de Braga!

E por fim, para terminar em beleza, os Gotan Project... mas para esses não há palavras...

Enfim... grande semana, grandes concertos!

0 Carneiradas...: