13/12/2010

Natal Digital


Confesso que me irrito, vezes por demais, com o consumismo absurdo do Natal, as luzes e pinheiros que são colocados em inícios de Novembro (começa a ser cada vez mais cedo e devia ser motivo para MULTAR as pessoas!!).
Mas, mais do que tudo, irrito-me por perceber que, no meio de todo este caos natalício, a maioria das pessoas se esquece que se celebra no Natal o nascimento de Jesus! Acreditem ou não acreditem n'Ele, a verdade é que neste dia não se celebra outra coisa!


Por isso segue este vídeo, original, com muito humor, que nos recorda disso mesmo...

E já agora, o outro dia ouvi um senhor muito indignado, na televisão, porque resmungava com o facto de termos feriados "com cariz católico" e que não fazia sentido nenhum, porque ele não "acreditava em nada" (será que, pelo menos, acreditava nele próprio??!!)! Se fosse o jornalistas, ter-lhe-ia perguntado: "Significa que vê com agrado ficar sem, por exemplo, as férias do Natal?!" Eh eh eh :-)

Mica

Ela está linda... 14Kg, 5 meses de vida e muita, muita, muita energia! Hoje aproveitei os raios de sol de uma tarde de inverno maravilhosa para brincar com ela, rir-me a bom rir e sentir, mais uma vez, porque é que "o cão é o melhor amigo do Homem" :-)
A Mica, cadela lindíssima e cujo nome advém da equipa de voleibol que ma ofereceu (acadéMICA de São Mamede), está um postal... como dá para ver!!!




08/12/2010

Muxima Uamiê - Noite dançante...

Já não ficava uma noite inteira a dançar há muito tempo... e esta música, mesmo não sendo do "meu São Tomé", é lindíssima!!! E puxa, puxa mesmo para a "passada" ;-)

30/11/2010

Educar...


Numa altura em que tenho pensado imenso sobre a questão da educação e de como é, cada vez mais, difícil educar no contexto de "escola", de "clube", lembrei-me desta imagem.
Entre tantos e tantos aspectos que poderia tentar escalpelizar, lembrei-me de um: o exemplo!
Tantas e tantas vezes tento falar nele... e sinto que pareço, aos olhos de outras pessoas, um perfeito alien! Lembro-me bem de, quando era aluno, ouvir o famoso ditado: "olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço"! Sim, essa barreira intelectual gigante, criada por um professor que opta por fazer, em frente aos alunos, coisas que não lhes são permitidas!
Professores que partilhavam bebedeiras, drogas, voltas de carro a alta velocidade, irresponsabilidades típicas de uma adolescência mal vivida, ou um caminho fácil para a aproximação dos educandos...
Lembro-me igualmente bem, de ouvir os feitos incríveis de uma professora, que gabava o seu clima tranquilo na sala de aula, baseado no estímulo da bofetada... ao intervalo era tempo de partilhar os seus estalos, berros, expulsões! Pergunto-me se se cria, assim, um ambiente tranquilo ou um ambiente propício a alunos oprimidos, amedontrados, fechados em si próprios? Mas o objectivo tinha sido alcançado: ter uma turma calada... o resto é acessório!
Nesta minha tão curta caminhada de ser educador, deparo-me com pouca audácia, com pouca vontade de ousar, de voar mais alto! "Oh captain my captain!", do Clube dos Poetas Mortos, talvez uma das maiores provas daquilo que pode ser um professor de excelência...
Mas é claro que nem sempre sinto ter força para ser "assim"... há, de facto, alturas em que é muito difícil ousar a diferença, quando somos nós os educadores centrais de uma criança, porque os pais são figuras ausentes do papel que é ser educador! E quando assim é, a tarefa é árdua e de difícil execução...

Hoje escrevi demais mas deixo, por fim, uma imagem que sempre me lembrou o ditado supracitado: "Olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço"!!

26/11/2010

O novo messias...

Ao passear pela internet... descobri que é verdade, JESUS É O NOVO MESSIAS...

22/11/2010

Caminhos...

Hoje andava a "passear na internet" e encontrei esta imagem... e dei por mim com saudades, de novo... há, de facto, caminhos, pessoas, cheiros, momentos que nos marcam!
O meu "ano dos embondeiros" foi, sem dúvida, marcante... e há alturas em que me apetece com "um saltinho apenas", aparecer por lá e ver como anda São Tomé...

Bons regressos aos vossos caminhos, após mais um fim de semana...

11/11/2010

Um exemplo em tempos de crise...

Ando um bocado (que é como quem diz... MUITO) farto desta história da crise e do fatalismo português em desistir perante um cenário "supostamente incontornável" (é mais fácil etiquetá-lo como incontornável... porque afinal poupa-nos o esforço de o tentar contornar!!).

Partindo do "pressuposto comum" de que não há países perfeitos... existirão, com certeza, países onde podemos ir aprender alguma coisa... a Suécia é, em muitos aspectos, um deles!

Hoje, não por causa da taxa de conclusão do ensino obrigatório (12º ano) de 99,8% com absolutamente TUDO pago no ensino (livros, refeições, transportes e afins) mas sim por causa de um assunto tão discutido em Portugal: privilégios e regalias de deputados e das famílias (onde, às vezes, se incluem primos em 125º grau!!) deste país... vale a pena ver o vídeo com atenção!!

08/11/2010

Sem palavras...

Só consigo dizer... incrível!

A nossa responsabilidade e atenção terá, necessariamente, que aumentar!

01/11/2010

Passeio em dia de feriado...






Confesso que acabei por perder a conta aos locais magníficos que passámos... mas o mais saboroso é mesmo pegar em pessoas que te estão cravadas no coração e estares uma tarde inteira a rir, cantar, recordar e voltar a viver tempos magníficos... mas, melhor ainda, a disfrutar da amizade enorme que nasceu entre nós! Foi um "passeio comunitário", duma comunidade ideal... onde só faltou a nossa Maria, que chegou FINALMENTE da Guiné!
Terras de Bouro, Brufe, Vilarinho das Furnas, Campo de Gerês, Gondomar... foram lugares e mais lugares! Para recordar um feriado passado de maneira diferente...

29/10/2010

Optimismo...


Se fizeres o que sempre fizeste... terás o que sempre tiveste!
(autor desconhecido)
Mas que sentido faz ser educador se não se andar entusiasmado com a vida, saboreando-a como uma permanente e fascinante aprendizagem e descoberta? Não deveremo ser nós, que ensinamos os outros, a comportarmo-nos como mensageiros da esperança? Se não andarmos felizes, como poderemos transmitir e ensinar aos outros a alegria e a vontade de viver?
Falta-nos cada vez mais oxigénio para aguentarmos os nossos mergulhos diários na vida, enquanto desesperamos com as incertezas e a impotência. Ao nosso lado alguém nos transmite mal-estar e descrença. Escassas são as coisas que nos sabem bem e raramente nos debruçamos sobre o bom e o positivo da vida, pouco partilhamos as vitórias. Essas parecem não chamar hoje a atenção de ninguém...
As coisas que nos dão prazer, essas, raramente se cruzam connosco, e estão sempre no último lugar da nossa lista de prioridades...
Que fácil é hoje ser profeta da desgraça!
(in Educar para o Optimismo)

24/10/2010

Mica Carneiro


Chama-se Mica... e desde que foi ao Gerês passou a ser Mica Carneiro! É a cadela mais bonita do mundo (e arredores). É meiga, linda de morrer e muito brincalhona... tem quase 4 meses e 9Kg!
É Mica porque simboliza amizade, dum clube que me adoptou, chamado AcadéMICA de São Mamede...
A história é longa... mas bonita!
Mas por enquanto fica o presente que me apareceu, "quarto adentro"... haverá forma mais engraçada de começar o dia??

20/10/2010

Cansado...

Isto de ser uma pessoa metódica (há quem lhe chame ser "arrumadinho"!) tem que se lhe diga... fico cansado de ter as coisas planeadas, arrumadas, estruturadas e, de repente, dão-me a volta ao texto e tudo tem que ser pensado novamente, mas de maneira diferente!
Adaptabilidade? Espírito de improviso? Não creio... às vezes sinto mesmo que é facilitismo na forma como se lida com as coisas!

Ando a tentar "vender" um projecto maravilhoso... mas nem sempre corre bem! :-)

18/10/2010

Orçamento de Estado

Estou COMPLETAMENTE FARTO deste tema...

Helpppppppppppppppppppppppppppppppppppp!!!!

17/10/2010

Imagens...

Cada um de nós terá, por ventura, imagens muito marcantes da sua vida, ou de momentos da sua vida...
Esta é uma das imagens que eu tenho de um momento do qual guardo muitas saudades, que foi o ano em São Tomé, como Leigo para o Desenvolvimento.
Estava em Caldeiras, uma Roça do centro da Ilha, a fazer mais um campo de férias... algumas dezenas de crianças: Punoy, Abdul, Dulcineia, Alcino, Dedé, Romana, Baguide, Walker animavam a "Roda", o momento alto para começar o dia: "Fulu-fulu, cavala, biquinha..... é peixe!!"
Eu observava, maravilhado... era o "dar" forma à palavra mágica: desenvolvimento! Tenho saudades desses campos de férias...

Hoje recebi uma carta de uma Irmã, que passou por Caldeiras há pouco tempo... volvidos mais de 2 anos, perguntaram-lhe por mim e pela Luísa... caramba, as saudades voltaram e que bom, que bom que ficou por lá a alegria daqueles 6 dias de campo!

14/10/2010

Uma carta...

Carta enviada de uma mãe para outra mãe no Porto, após um telejornal da RTP1:

De mãe para mãe...

Cara Senhora, vi o seu enérgico protesto diante das câmaras de televisão contra a transferência do seu filho, presidiário, das dependências da prisão de Custóias para outra dependência prisional em Lisboa.

Vi-a a queixar-se da distância que agora a separa do seu filho, das dificuldades e das despesas que vai passar a ter para o visitar, bem como de outros inconvenientes decorrentes dessa mesma transferência.

Vi também toda a cobertura que os jornalistas e repórteres deram a este facto, assim como vi que não só você, mas também outras mães na mesma situação, contam com o apoio de Comissões, Órgãos e Entidades de Defesa de Direitos Humanos, etc...

Eu também sou mãe e posso compreender o seu protesto. Quero com ele fazer coro, porque, como verá, também é enorme a distância que me separa do meu filho. A trabalhar e a ganhar pouco, tenho as mesmas dificuldades e despesas para o visitar.

Com muito sacrifício, só o posso fazer aos domingos porque trabalho (inclusive aos sábados) para auxiliar no sustento e educação do resto da família.

Se você ainda não percebeu, sou a mãe daquele jovem que o seu filho matou cruelmente num assalto a uma bomba de combustível, onde ele, meu filho, trabalhava durante a noite para pagar os estudos e ajudar a família. No próximo domingo, enquanto você estiver a abraçar e beijar o seu filho, eu estarei a visitar o meu e a depositar algumas flores na sua humilde campa, num cemitério dos arredores...

Ah! Já me esquecia: Pode ficar tranquila, que o Estado se encarregará de tirar parte do meu magro salário para custear o sustento do seu filho e, de novo, o colchão que ele queimou, pela segunda vez, na cadeia onde se encontrava a cumprir pena, por ser um criminoso. No cemitério, ou na minha casa, NUNCA apareceu nenhum representante dessas "Entidades" que tanto a confortam, para me dar uma só palavra de conforto ou indicar-me quais "os meus direitos".

Para terminar, ainda como mãe, peço por favor: Façam circular este manifesto! Talvez se consiga acabar com esta (falta de vergonha) inversão de valores que assola Portugal e não só...

Direitos humanos só deveriam ser para "humanos direitos" !!!

13/10/2010

Dançar...

Hoje acordei com uma vontade incrível de dançar... tenho saudades! E sim, tenho saudades duma bela passada de kizomba/semba até às tantas...

Alguém alinha?? :-)

12/10/2010

Será que Deus existe?

Dependências...

Fico cada vez mais aborrecido com a forma como sou absorvido pela dependência das tecnologias...
Será que é possível imaginar-me uma semana sem telemóvel? Uma semana sem internet? Uma semana sem computador portátil?
E refiro-me a uma semana do quotidiano... não me refiro a uma semana de férias, onde o "mundo real" pertence a outra galáxia, onde deixamos tudo para trás e o tempo pára... não é isso!
Imaginem-se a começar a vossa semana de trabalho e todos estes "artefctos" desaparecerem momentaneamente...
Se, por um lado, vivi 1 ano em São Tomé sem nada disto (e foi tão saboroso e libertador); por outro lado percebo que viver nesta "conjuntura" (palavra simpática esta... poderia ter escrito SELVA em vez de conjuntura!!!) não me permite que isso seja admissível, correndo o risco de ser "bicho-do-mato" ou algum ser "em estado de ermitério profundo"!

E agora? Agora sou, somos... dependente (s)!

Gostava de depender, apenas, de valores e sentimentos... e nunca de máquinas! grrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

11/10/2010

Voltar...

"Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente!
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-as.
Se perder um amor, não se perca!...
Se o achar, segure-o!
Circunde-se de rosas e ame...
O mais é nada".
Fernando Pessoa

Ciente de que ando, há muito, desaparecido... resolvi voltar a escrever no dia em que este blog totaliza 15500 visitas! Já é muita coisa!!
Há alturas em que não me apetece encher este espaço de coisas que, por vezes, penso serem "imbecilidades" puras!
Lia este poema de Fernando Pessoa e pensava: é isto mesmo: o mais... é nada!

Está decidido: é tempo de "voltar", com um registo diferente... mas mais do que tudo, o importante será mesmo voltar!

13/09/2010

Evolução...

Eu sou dos que defendo que o futebol não irá, nunca, evoluir... enquanto os "velhos do Restelo" existirem! Mas isso não impede que haja evolução a outros níveis! Isto é incrível!!!

06/09/2010

Abril Sangrento...

Tem sido curioso a forma como o Ruanda e o conflito de Abril de 1994 tem (re) aparecido na minha vida...
Confesso que não me lembro, com precisão, de Abril de 1994... mas lembro-me de uma forma muito ténue, de que "morria gente à catanada" e não percebia o motivo (com 10 anos era, ainda, demasiado ingénuo!).

De repente vejo o Hotel Ruanda, leio o livro "Tempo de Catanas" e ontem vi o filme "Abril Sangrento"... chocante, só me ocorre esta palavra!

Apelidado como "o genocídio mais eficaz da história mundial", conseguiram-se matar mais de 800 mil pessoas, em 12 dias... É incrível pensar que o ser humano pode chegar a tal ponto. Nem a loucura de Hitler & Friends consegue ser tão eficaz, apesar de terem morrido 6 milhões de judeus, numa Alemanha altamente industrializada... mas em muito mais tempo!

Choca-me ler que os tutsis, apelidados de baratas, não eram dignos, sequer, de morrer com balas no corpo e que, como tal, a opção pelas catanas saía mais barata ao governo e aproveitava o facto de muitos hutus serem agricultores e saberem manusear perfeitamente uma catana...

Choca-me que um ser humano possa ter escrito no seu BI, relativamente à sua nacionalidade, hutu ou tutsi, em vez de Ruandês...

Choca-me a crueldade congénita do ser humano... (será que é, verdadeiramente, ser humano?).

A famosíssima “comunidade internacional” permaneceu ausente. Ninguém interveio naquele momento, quando ainda era altura para o fazer... será porque o Ruanda não tem "nada que os aliecie"?

Segundo a Wikipédia: Genocídio tem sido definido como o assassinato deliberado de pessoas motivado por diferenças étnicas, nacionais, raciais, religiosas e (por vezes) políticas. Há algum desacordo, entre os diversos autores, quanto ao facto de se designar ou não como genocídio os assassinatos em massa por motivos políticos. O genocídio é um tipo de limpeza étnica.

Não será, ao fim e ao cabo, uma preversão daquilo que é ser humano?

Um bom filme, para reflectir!

05/09/2010

Vencer o Lixo...


Enfim... ando com pouca vontade de escrever por aqui... mas a verdade é que esta foi uma grande vitória no Campo de Gambozinos: venci o lixo!!!!!

(por certo, parvoíces de quem não tem mais nada que fazer...)

14/08/2010

Taizé...

Caminhos... Taizé acabou por ser isso mesmo, um convite para caminhos! Mais do que toda a explosão ecuménica, neste "ecumenismo de fé", surpreende-me o "ecumenismo social", o ecumenismo de pré-conceitos... é bom sentir que há um lugar para todos, independentemente das correntes penduradas nas calças ou de uma vida bem orientada nos centros universitários da Companhia de Jesus... de umas cristas enormes na cabeça ou de uma vida estruturada com todos os sacramentos que a Igreja Católica preconiza...

É bom viver na tolerância e na fraternidade, na paz e na harmonia... mas, mais do que tudo, é incrível perceber que "é possível!!" e que Taizé não é uma colina especial, não é uma aldeia artificial, não é sequer de outro planeta! É apenas um lugar onde, semanalmente, milhares de pessoas se dispõem a abrir o coração, não a um deus católico, ortodoxo, protestante ou até muçulmano, não ao deus do ioga, ou o deus das sensações positivas que vou sentindo... as pessoas dispõem-se a abrir o coração ao próximo, ao vizinho da camarata, à pessoa com quem trabalham ou até com as pessoas do grupo de reflexão que passam de meros estranhos a novos amigos para uma vida...

Parafraseando Fernando Pessa, "E esta... hein?!?!"

Os desafios lançam-se... e as pontes são inevitáveis!

28/07/2010

Aldeias do Xisto...

Piódão, Cerdeira, Talasnal, Benfeita, Aigra-Velha, Aigra-Nova, Candal, Chiqueiro, Pena... enfim, uma viagem inesquecível!!!
Esta foto é do Talasnal... mas há imagens e momentos que não esquecerei!

Vale muito a pena pegar no carro (melhor ainda de jipe), ir até à Serra da Lousã e começar a conhecer todas as Aldeias do Xisto...

21/07/2010

Flor do Deserto...

Não sendo um filme genial, é uma história incrível, com uma actriz incrivelmente bonita... Mas o que custa mais (e não podia deixar de ser) é que é um filme baseado numa auto-biografia e, portanto, baseado em factos verídicos...

Até onde será que pode chegar a natureza humana? Ontem fiquei com "raiva" de "nós, (des)humanos"... enfim, vale a pena ver este filme!

29/06/2010

Book - a revolução tecnológica!

Para os defensores... que acreditam que eles nunca morrerão!!

27/06/2010

Mau Perder :-D

Confirmou-se ontem... o treinador dos Infantis Masculino não consegue perder, nem a feijões! No meio de tanta aldrabice para que os miúdos ganhassem (afinal de contas... era o que devia acontecer!!!), resolvi ajudar os pais, no tão esperado jogo PAIS vs FILHOS, no encerramento da época... e pronto, lá acabamos por perder como era suposto, embora eu bem me tenha esforçado para que isso não acontecesse!! :-D

Espero que tenha passado, no final de contas, algo bom para os meus atletas: o treinador detesta perder!!! :-D

E assim foi uma tarde muito bem passada... que terminou com um churrasco delicioso!!

Termina, de alguma forma, o segundo ano consecutivo da família AASM que tão bem me acolheu!

24/06/2010

Bué, Bué Jogos do Mundial...

Perdoem-me a publicidade... mas eu adoro o Shrek e esta promo é mesmo engraçada! Porque ainda é possível rir, duma forma pura e genuína, em frente à TV...

23/06/2010

:-)

Sol sol sol sol sol sol sol... palavras para quê?

22/06/2010

Vaguear...

Vaguear não é propício a devaneios? Eu penso mesmo que sim... e se devaneios é uma das palavras do título deste blog, devo dar-lhe alguma atenção, não será?

Agora começa a vir a altura de vaguear por excelência... mas não é, necessariamente, algo que se tem que fazer sozinho...

Ontem, por exemplo, estava sentado em Espinho, após uma entrevista de emprego. Sentei-me num banco junto à praia, a ver um jogo de voleibol de praia com algumas caras conhecidas. Aborda-me um senhor, dizendo:
-Portugal jogou mesmo bem... não foi? Foram 7 golos de verdade?
-Sim - respondo eu - Portugal jogou mesmo bem, a ver vamos se não "gastamos os golos todos" neste jogo!

E o senhor segue caminho... devagarinho, com um cabo de engaço na mão, lá vai deambulando em direcção ao desconhecido.
Mais tarde, dirijo-me para o carro... mas vejo o passadiço de Espinho, em direcção à Granja e não resisto! Algo me dizia para caminhar...

Quando me apercebo, o senhor que me tinha abordado umas centenas de metros atrás está, novamente, atrás de mim e sorri-se:
-Com que então a sua t-shirt até diz Portugal e tudo!!! (dizia VOLEIBOL-PORTUGAL!)
-"É verdade" respondo... e suspiro!

E vagueei durante um bom bocado, numa conversa deliciosa... inesperada mas bem curiosa!

20/06/2010

Isabella...

Ontem faltou a Isabella dos Irmãos Verdade... e tantas outras mais!

"Chinelo de dedo"

Se acabei por fazer os EE todos de havaianas, a verdade é que sem sol (com chuva, acrescente-se!) andar de havaianas só mesmo por puro prazer... mas não tem - parafraseando um conhecido anúncio - um "sabor autêntico"!

Sexta-feira tive, pela primeira vez, uma tarde de havaianas e o primeiro mergulho de mar (o primeiro sem o fato!)... soube mesmo, mesmo, mesmo bem!

Fica de vez Verão... estás perdoado!!

16/06/2010

Silêncio...

Eu gosto da cumplicidade do silêncio...

1- Gosto de poder estar uma hora sentado ao lado de alguém e nada precisar de dizer... porque tudo é, naturalmente, dito...
2- Adoro refeições ao som de música clássica, sem que conversar seja permitido... consegui fazer isso nos Exercícios Espirituais e em Taizé!
3- Aproveito sempre, nos Encontros Europeus de Taizé, por passar uma tarde na "zona do silêncio"... é incrível como um Encontro com 50 mil pessoas cria um espaço onde as pessoas estão "obrigatoriamente" em silêncio! Mas porque é que há essa necessidade?
4- Um restaurante sem televisão é, como é óbvio, um bom predicado para ser um local onde vou gostar de almoçar/jantar!
5- Gostava imenso de repetir a experiência de estar 7 dias em silêncio absoluto... como dizia uma pessoa amiga, não serve para "recarregar baterias", mas sim, "para afinar o motor"!
6- Fascina-me como, no silêncio, se consegue descobrir tanta coisa, minha e da outra pessoa...
7- Acrescentei o nº7 só por ser o nº da perfeição... não sei o que escrever! Já é tarde... hoje tive 6 reuniões de avaliação, estou triste, decepcionado com o ensino que o nosso Estado preconiza e precisava, imenso, de silêncio...

15/06/2010

Mergulhadores...

Sabem porque é que os mergulhadores, quando entram na água, atiram-se sempre de costas?????????????????????????????????????????



Se se atirassem de frente, davam com a testa no chão do barco... óbvio! :-D

08/06/2010

Descobertas...


Esta é uma fase gira... a fase das descobertas! Tudo é novidade... inclusive que a própria cauda dá para ferrar!!!

05/06/2010

Chegou!!!!!!

Não tem imenso estilo?????

É gordo... molengão... farta-se de chorar... mas tem um pêlo tão fofinhooooooooooo!!!!

Chegou hoje!!!

04/06/2010

Curva de Gauss

"O gráfico mostra uma distribuição normal rigorosamente simétrica. No centro da distribuição, coincidem média, mediana e moda. Uma curva de distribuição normal (ou Curva de Gauss) tem como característica englobar 99,73% das ocorrências no intervalo compreendido entre a média e ± 3 desvios padrão, conforme detalhado no mesmo gráfico".

É assustador... são 997 pessoas em mil que estão ali no meio (entre 3 dp apenas!)!

Eu não quero estar sempre ali... espero, por vezes, fazer parte das 3 pessoas que estão fora... o desafio e a responsabilidade são muito grandes!

03/06/2010

Porque sim...

Gosto muito da citação do dia de hoje... acrescentaria: ... porque sim!

"Rezar é para a religião o mesmo que pensar para a filosofia.
Rezar é criar religião"
Novalis, Friedrich

31/05/2010

Novidades...

Cá em casa teremos um novo habitante, que será primo do labrador aqui da foto (preto como ele!)... mas estamos num drama com os nomes! Do lado direito já tem a votação... embora hoje me tenha lembrado de dois nomes igualmente giros: LUCKY e BORIS... toca a votar ou a dar novas ideias!!! :-)

30/05/2010

Rezar... de várias maneiras ;-)

Lembro-me bem da igreja que tínhamos em frente a casa, em Manaus... havia sempre muita música, muita dança e "Jesus, nesse nome há poder"!
Hoje, a brincar pelo youtube, encontrei isto que me fez recordar esses momentos tão deliciosos... enfim, há mesmo muitas formas de se rezar :-D

27/05/2010

Genial!!

Agora fiquei na dúvida: o filme era Panda do Kung-Fu ou URSO do Kung Fu? Genial!!

20/05/2010

Citação do dia...

Esta entra, claro, na secção de músicas que eu não gosto nada... mas quase que é a personificação da citação do dia de hoje: Felizes os que não falam, porque se entendem!

E tenho a certeza que, muitas vezes, o melhor mesmo é não falar :-)

Sinto que hoje está na moda dizer: "eu sou muito sincero, muito frontal, digo tudo aquilo que penso!". E isso é uma qualidade? (pergunto eu). A distância que vai da frontalidade à inconveniência é muito, muito estreita!

You say it best... when you say nothing at all!

12/05/2010

Turista Religioso...

Eu também tenho o "meu quê" de adolescente do século XXI e quando não sei alguma coisa e tenho a internet à mão, o que é que faço? Vou ao Google, claro!

Hoje, depois de uma manhã bem tranquila (cortar o cabelo e ir beber um café maravilhoso), deparo-me na TV com a notícia que há 1200 autocarros destacados para virem de Itália para Fátima... CARAMBA!! Mas, mais estranho ainda, o repórter em pleno Santuário de Fátima está a destacar o que de mais importante acontecia naquele momento e, com alguma estranheza, diz que há poucos peregrinos e muitos turistas religiosos pelo Santuário... fiquei intrigado!

O que será um turista religioso afinal? Googlei e para meu espanto aparece-me este motard em plena execução de movimentos complicadíssimos, por certo... procurei significados bíblicos:
  • Será que o nº188 significa algo? Será que são todas as espécies de peixes conhecidas até então, sendo uma bela metáfora de que "somos todos nós"?
  • Será que os vales que aparecem no fundo, significam a magnitude e plenitude de uma crença?
  • Será que o capacete significa a nossa liberdade? Que mesmo nunca estando sozinhos, somos responsáveis pela nossa liberdade?
  • Será que a roda lembra a equidistância de milhões de pontos, de um só, o centro, Deus?

Treta... não acredito nem consigo perceber onde é que cabe
o conceito de turista religioso...

10/05/2010

Concertos...

A semana, devo dizer, foi verdadeiramente fértil...

Começou com Os Golpes na Fnac do Nortshopping... foi o terceiro concerto da banda que eu vi e, sem dúvida, o que mais gostei... vale a pena passar pelo myspace deles e ouvir algumas músicas para quem não conhece! São realmente bons e imagino-lhes uma carreira promissora...

Depois a serenata da MINHA Queima das Fitas... não perdi uma desde 2002 (vá, perdi em 2005 mas estava a estudar no Brasil) e e sempre um momento emocionante voltar a traçar a capa!

A Queima das Fitas começava e o cartaz prometia... primeiro concerto que fui ver, Flow 212! Não era, de longe, o que me tinha movido lá... mas confesso que fiquei agradavelmente surpreendido! Uma energia engraçada em cima do palco. Moviam-me, isso sim, Buraka Som Sistema... mas foi uma desilusão! Visualmente muito interessante, com um espectáculo bem dinâmico, mas longe vão os tempos do kuduro progressivo, nu e cru, vindo directamente da Buraka. A influência internacional e o mediatismo tem-lhes feito mal, na minha modesta opinião! Custa-me imaginar que vou ouvir kuduro e fico com a sensação que estou a ouvir techno! Enfim...

Seguiam-se duas bandas interessantes. Slimmy tinha potencial para ser um bom concerto, depois de os ter visto nas Noites Ritual... mas revelaram-se, mais uma vez, bastante "autistas", num mundo muito "só deles"... foi pena! Mas essa noite iria encerrar em beleza com Franz Ferdinand, a grande locomotiva da música... não falham, são certinhos e com uma energia incrível! Entra, a par de Orishas, como um dos grandes concertos que assisti na Queima das Fitas do Porto.

Por fim, a última noite de Queima, com Souls of Fire. Agradável como é todo o reggae, no entanto sente-se que não é mais do que um bom grupo de amigos que se juntam para tocar e curtir umas músicas... bem longe do brilhantismo português de Terrakota, por exemplo. A Queima terminaria com um dos meus concertos mais esperados: Marcelo D2. Esteve ao seu melhor nível, com um concerto de 2h, animadíssimo, onde dancei e cantei como já não fazia há muito tempo... valeu!

Ainda faltavam dois concertos... o primeiro, na Fnac do GuimarãesShopping... Pitt Broken, banda de um grande amigo... cliquem para ouvir, nem que seja por uns segundos, a voz do vocalista! Não vos faz lembrar Creed? Que grande, grande voz... mini-concerto bem agradável, duma banda muito interessante, de Braga!

E por fim, para terminar em beleza, os Gotan Project... mas para esses não há palavras...

Enfim... grande semana, grandes concertos!

09/05/2010

Gotan Project - Una Musica Brutal

Há os concertos bons... e há os concertos absolutamente incríveis! Este foi um deles, ontem, que nunca esquecerei... caramba, que presença, que força, que beleza... A música, é mesmo "Una Musica Brutal"

06/05/2010

Os Azeitonas - Café Hollywood

Bom demais... eles são os maiores!! Embora nunca tão bons como o concerto de ontem, de Marcelo D2! ;-)

02/05/2010

This Time for Africa...

Só dá vontade de saltar... Obrigado Lúcia pela dica! ;-)

28/04/2010

Firmamento...

Hoje dei por mim, de manhãzinha, sentado num areal... estava quase só, numa paisagem perfeitamente idílica... fez-me lembrar o momento em que carreguei no botão da máquina, nesta foto... "no deserto tudo é especial" diziam-me! E foi, de facto... que saudades daquela calma quase absurda, daquele silêncio gritante que me inquietava...

Hoje, no entanto, fui colocando várias coisas à minha frente: desafios, desejos, propostas, vontades, ânsias e medos... esperança!

Sabe bem parar... numa altura em que tudo, à minha volta, teima em seguir um ritmo frenético que nem sempre me apetece acompanhar!

O caminho vai-se fazendo... caminhando!

E o sol parece que, amanhã se vai mesmo embora...

26/04/2010

Música...

Será, sem dúvida alguma, uma das minhas características... adorar música! E estes tempos que aí vêm prometem ser férteis em bons concertos! Pese embora os concertos das Queimas das Fitas tenham sempre que ser vistos com algumas reservas (como me lembro tão bem da desilusão enorme que foi ter (re) visto Lamb na Queima das Fitas do Porto), poder ver Franz Ferdinand, Marcelo D2 e Nneka, está ao nível de alguns "ditos" festivais de verão... a juntar a outros bons nomes da música portuguesa!
A oportunidade de voltar a ver Emir Kusturika em Braga... será que existe outra possibilidade mais "precisa" na escolha de uma grupo para uma queima das fitas? Duvido... da mesma forma que duvido que os estudantes de hoje gostem de Kusturika, ou que algum deles tenha visto o Gato Preto Gato Branco, A Vida é Um Milagre e afins...
A depois, para juntar à festa, Deolinda no Vila Flor... e, claro, Gotan Project no Coliseu... esse sim, será um grande concerto que, claro, não vou perder...
Pelo meio: Fausto na Casa da Música, Os Golpes na Fnac do NortShopping, Os Quais no Vila Flor e, claro, o concerto que me parte o coração não poder ir ver: Cesária Évora, em Lisboa...

Dá para respirar música nestes dias... (e gastar imenso dinheiro!!!)!
Boa música... e bons concertos!!

24/04/2010

10 mil...

Caramba... já passaram as 10 mil visitas!!!

19/04/2010

Propriedade Privada


Ontem falámos sobre o texto Centesimus Annus... hoje andei durante o dia a pensar nisso! Claro que ontem andei o dia todo a brincar com o termo propriedade privada, porque nem tinha pensado muito sobre o que é que isso seria, na verdade!
Hoje continuo sem saber muito bem o que será... mas sei que há "propriedades privadas" que não dispenso e valorizo imenso, uma delas são as minhas recordações! Hoje andei com o Brasil na cabeça, as saudades que tenho do samba, do forró, dos peixes e dos sumos naturais... e da música absolutamente incrível que aprendi a gostar e passei a conhecer! Marcelo D2 é um deles, recordação dos 6 meses maravilhosos passados em Manaus, na Amazónia brasileira...

"A maldição do samba (Marcelo D2)", ora pois!

12/04/2010

Princípio da finalidade...

Princípio da finalidade... o que comanda a vida é o "para quê?"! A idade dos "porquês?" tem que passar... Qual é o objectivo com que Deus nos anda a criar? Não criou... não aconteceu! Está a acontecer... a ideia não pode ser estática e passada...

As coisas não são... estão sempre a ser!

Há uma concepção passada... a realidade está sempre a acontecer!

Ser capaz de fazer escolhas, em ordem a uma finalidade (a um "para quê?")! Ter e prescindir... precisar do que é preciso!

Dois significados bonitos:
Respeitar: olhar de frente; dar às coisas o que elas merecem...
Servir: comprometer-se para que as coisas cresçam; obedecer à lei interior da vida!

Hoje, quando cheguei à Escola da Sé para dar aula ao CEF, pensei que iria servir... mas uma "Caminhada Saudável" pelo Porto, por elas tão anciosamente esperada e constantemente "pedida", resultou na comparência de apenas 3 alunas, atrasadas mais de meia hora... e tudo cai por terra! O itenerário: Livraria Lello, Clérigos, Miradouros na Ribeira, Igreja de São Francisco e subir as escadas dos Guindais até às Fontainhas... não aconteceu!

É difícil dar aulas a pessoas que vivem sem "para quês"...

E as escadas da Livraria Lello são tão bonitas... a fotografia mostra só um bocadinho!

Enfim...

11/04/2010

Azeitonas - Desenhos Animados

"Eu quero a sorte de um cartoon,
nas manhãs da RTP1...
És o meu Tom Sawyer e o meu Huckleberry Finn
e vens de mascarilha e espadachim,
lá em cima há planetas sem fim...

Tu és o meu super-herói,
sem tirar o chapéu de cowboy...
Com o teu galeão e uma garrafa de rum,
eu era tua e de mais nenhum...
Um por todos e todos por um!...

Nos desenhos animados eu já conheço o fim,
o bem abre caminho a golpe de espadachim,
o príncipe encantado volta sempre para mim...

Eu sou a jane e tu o tarzan,
a julieta do meu dartagnan...
Se o teu cavalo falasse tinha tanto pra contar...
Há fantasmas debaixo dos meus lençóis,
os tesouros que escondemos dos espanhóis...

Nos desenhos animados eu já conheço o fim,
o bem abre caminho a golpe de espadachim,
o principe encantado volta sempre para mim...

E quando chega o final,
já podemos mudar de canal...
Nos desenhos animados é raro chover
e nunca, quase nunca acaba mal..."

Letra bonita... bonita mesmo! Também quero ter a sorte de um cartoon...
E a vontade de escrever continua a ser quase, quase nula ;-)

15/03/2010

Joana...



A todas, todas as JOANAS deste país... a música é, a partir de agora, internacional!!!

Música nova...

Não significa a reabertura do blog... significa que "a música é outra"... adoro, em especial, esta primeira música, dos Azeitonas... que letra bonita!!!
As outras... são músicas de momentos, de recordações... espero que seja mais um pretexto para ir voltando a este cantinho...

22/02/2010

...

Sinto que "falta qualquer coisa"... não sei ao certo o que é, nem tampouco se ficará off durante "one week"... mas vou dar algum descanso ao blog (e a mim, provavelmente!)!!

20/02/2010

Semba...


Huhummm o semba, semba é canto de avenida, é chuva de primavera, semba é morte semba é vida,huhummm o semba semba é o meu choro do lente, olhar nossa vida de frente semba é suor semba é gente, o canto, do semba o canto do semba ele é nobre, o canto do semba ele é rico, o canto do semba ele é pobre, o canto do semba ele é rico, o canto do semba ele é pobre, o semba do morro o semba do morro é fogueira, o semba que trás liberdade, o semba da nossa bandeira, o semba que trás liberdade,o semba da nossa bandeira. huhummm o semba, semba é canuco de rua, na escola da vida ele cresce, de tanto apanhar se habitua,na escola da vida ele cresce, de tanto apanhar se habitua, a voz do meu semba a voz do meu semba urbano é a voz que me faz suportar orgulho em ser angolano, é a voz que me faz suportar orgulho em ser angolano, angolazé, o sembaaaaaa semba é a nossa alegria paulo, semba é a nossa bandeira é esperança é amor, hummm o sembaaaa semba tua maneira moh kota, semba é a nossa bandeira nossa forma de cantarrrrr. o sembaaaa semba tua maneira moh semba é a nossa bandeira, nossa forma de cantar. o sembaaaa semba é a nossa alegria paulo, semba é a nossa bandeira é esperança é amor.

Tenho saudades daquelas noites, em Bissau, a ouvir Paulo Flores...

18/02/2010

Carnaval...

Há imagens que falam por si... esta significa muita coisa para mim: amizade, partilha, desenvolvimento, alegria, sinceridade, verdade... o Carnaval LD aconteceu, mais uma vez, com muita gente, muitos panos africanos, boa disposição... tivemos o prazer da visita da Dulcineia, que veio preencher ainda mais o nosso carnaval! Soube mesmo, mesmo bem... não consigo descrever melhor!

PS- Faltaste tu Maria, para a foto ser 100% completa!!