12/05/2010

Turista Religioso...

Eu também tenho o "meu quê" de adolescente do século XXI e quando não sei alguma coisa e tenho a internet à mão, o que é que faço? Vou ao Google, claro!

Hoje, depois de uma manhã bem tranquila (cortar o cabelo e ir beber um café maravilhoso), deparo-me na TV com a notícia que há 1200 autocarros destacados para virem de Itália para Fátima... CARAMBA!! Mas, mais estranho ainda, o repórter em pleno Santuário de Fátima está a destacar o que de mais importante acontecia naquele momento e, com alguma estranheza, diz que há poucos peregrinos e muitos turistas religiosos pelo Santuário... fiquei intrigado!

O que será um turista religioso afinal? Googlei e para meu espanto aparece-me este motard em plena execução de movimentos complicadíssimos, por certo... procurei significados bíblicos:
  • Será que o nº188 significa algo? Será que são todas as espécies de peixes conhecidas até então, sendo uma bela metáfora de que "somos todos nós"?
  • Será que os vales que aparecem no fundo, significam a magnitude e plenitude de uma crença?
  • Será que o capacete significa a nossa liberdade? Que mesmo nunca estando sozinhos, somos responsáveis pela nossa liberdade?
  • Será que a roda lembra a equidistância de milhões de pontos, de um só, o centro, Deus?

Treta... não acredito nem consigo perceber onde é que cabe
o conceito de turista religioso...

1 Carneiradas...:

Liliana Sampaio disse...

Olá, Diogo!

A fzer jus à fama de aprendiz... muito bem! :)

Eis o que se lê na Wikipedia: "O Turismo religioso, diferente de todos os outros segmentos de mercado do turismo, tem como motivação fundamental a fé. Está, portanto, ligado profundamente ao calendário e acontecimentos religiosos das localidades receptoras dos fluxos turísticos. É comum chamar-se peregrinação a cada viagem de turismo religioso."

Em suma, o repórter não sabe o que diz...

De qualquer forma, a interpretação que fizeste da imagem está fabulosa. Basicamente, cada passo que damos, cada acção que realizamos está ligada ao mundo em que vivemos, enquadrada numa Realidade maior. Somos apenas uma pequena parte deste Universo.

Um beijo