29/01/2010

Invictus

Não querendo fazer deste post um comentário cinematográfico (gostava de ter cultura e conhecimento para tal...), ontem à noite vi o novo filme do Morgan Freeman. Engraçado que só ultimamente tenho ficado fã deste actor e este filme é realmente interessante. Pela mensagem que passa e, claro, pela forte ligação ao desporto!
Com as devidas reservas (porque não se limitou, com certeza, a "apenas isto"), Morgan Freeman consegue mudar mentalidades com um desporto, com ideais, com verdadeiras lições de vida, através de valores universais do desporto, transversais a tudo na vida...
Mas há uma frase que não consigo deixar de recordar, como um dos momentos que mais me tocou. Morgan Freeman (que representa brilhantemente Nelson Mandela), tem uma equipa de guarda-costas exclusivamente negros. Mas, de imediato, percebem que precisam de mais homens... eis que surgem, então, homens da SAS, altamente especializados, mas brancos. O líder da equipa de guarda-costas recusa-se determinantemente a trabalhar com eles e dirige-se a Nelson Mandela:
-"Madiba, ontem eram eles que nos queriam matar, se pudessem... não podemos trabalhar com eles!!"
Responde Nelson Mandela:
-Mas a mudança tem que começar cá dentro... e o perdão, esse, é a maior arma que existe no mundo!

1 Carneiradas...:

Liliana Sampaio disse...

É um bom filme e Morgan Freeman um excelente actor. Foi fenomenal a sua interpretação em "Os Condenados de Shawshank", por exemplo.

Beijoca