26/09/2009

Liberdade...

A liberdade é um dos dons mais preciosos que o céu deu aos homens. Nada a iguala, nem os tesouros que a terra encerra no seu seio, nem os que o mar guarda nos seus abismos. Pela liberdade, tanto quanto pela honra, pode e deve aventurar-se a nossa vida (Miguel Cervantes)

Isto de ir ficando mais "velhote" tem coisas absolutamente deliciosas... uma delas (e talvez uma das que mais prezo) é o poder fazer um uso da minha liberdade mais depreocupado, sem os constrangimentos típicos da "juventude imatura": o que é socialmente aceite e aceite pelo meu grupo de amigos; fazer aquilo que fica bem perante "as miúdas"; fazer "porque os outros também fazem"; não fazer por ter "medo que os outros façam chacota"... enfim, o passo que damos, quando nos libertamos de tudo isto (se não for de tudo, pelo menos de grande parte) é extremamente libertador!! Eu adoro:
  1. Lembrar-me de negócios absurdos e falar deles às outras pessoas, como se se tratassem do maior negócio da minha vida!! Nas-cimento; as pastilhas efervescentes de coca-cola; o hotel canino...enfim! Às vezes espanto-me com a cara das pessoas quando lhes conto isto... mas nada me demove! :-D
  2. Cantar enquanto conduzo... aos gritos, normalmente!!
  3. Quando, no carro, a música é kizomba tenho sempre que mexer "2 para um lado e 1 para o outro!"
  4. Cuspir pevides de melancia, quando estou em todo o lado, excepto à mesa!
  5. Que me cumprimentem e me coloquem uma das mãos num dos meus ombros/braço... dá-me uma sensação de "acolhimento" muito grande!
  6. Ter uma bola de voleibol na mala do carro... raramente a utilizei, mas deixa-me descansado!
  7. Usar roupa do Tintin, da Disney, de bonecada... gosto, gosto, gosto!
  8. Usar uma carteira para as moedas "estranha"... o outro dia ouvi uma frase parecida com esta: "mas as pessoas como tu, não costumam usar esse tipo de carteiras"... eh eh eh, amei!
  9. Fazer aquilo que socialmente não fica nada bem, desde que não seja mal educado ou inconveniente: perder o medo de falar alto na rua; meter conversa com uma pessoa que anda na rua; perder o medo de ir a um comício da CDU numa 6ª feira à noite em Braga (nunca tinha ido a nada desse género e morria de curiosidade); brincar com as senhoras que estão nas repartições da Segurança Social da Loja do Cidadão (elas também merecem sorrir!); ser extremamente simpático com as pessoas da Secretaria da minha faculdade (para variar um bocado o tratamento que infelizmente recebem tantas vezes...). Isto é tãoooooooo libertador!!
  10. Dizer que não... não, porque não... porque não sou eu... porque não sou assim!
Mas ainda há coisas que não consigo fazer... mas essas, essas ficarão para o post seguinte!

E tu, o que é que adoras fazer e que te liberta?!

3 Carneiradas...:

Liliana Sampaio disse...

Cantar a minha canção preferida quando vou na rua a caminho do café; brincar com as minhas cadelas que nem louca, arando-lhes o lombo e deixando que me encham de lambidelas, principalmente quando está gente a ver e não percebe; comer figos e ficar com o queixo todo pegajoso, como a minha sobrinha fica quando lhe dão um chupa-chupa (ah! já agora, chupar um chupa-chupa como se fosse uma miúda); fazer parte da lista do PS para a Junta de Freguesia cá da terra (pela segunda vez...); ouvir músicas do Bruce Springsteen e dizer que ele é o maior, mesmo quando me olham de lado e pensam que sou maluquinha; comer amendoins salgados como se fosse o último dia da minha vida (devidamente acompanhados da Super Bock fresquinha); festejar uma vitória do FCPorto quando toda a gente que está ao pé de mim é do outro clube; dormir quando me apetece e acordar sem despertador; roubar a bola à criançada e rematar à baliza; jogar xadrez (e Trivial Pursuit também - sou viciada!); dançar o "Mysterious Ways" dos U2, quando não está ninguém a ver; escrever por tudo e por nada; comer melão com as mãos (e laranjas e pêssegos e ameixos e...); descascar um pepino, parti-lo em quartos e comê-los com sal (delicioso!); comer ovos cozidos na Páscoa; cozinhar; fazer bolos; ouvir música com o volume no máximo... Ui, que nunca mais acabava!... Chega? Beijoca

Suseitis disse...

De chorar no cinema... de receber festinhas sem estar a contar... de dar carinho quando me dá na cabeça.. de comer bolo de chocolate... de ver séries compulsivamente... de ficar na cama a manhã toda a ouvir música e com tudo escuro... de passear ao fim do dia... de andar de bicicleta.. de andar de metro.. de cair a andar de patins... de ter um bom ombro para me encostar enquanto vejo um filme... de adormecer no sofá.. de não gostar de cerveja... de gostar de farturas... de pipocas... de comida italiana... de usar sempre calças de ganga e mais qualquer coisa.. de ver os cirque du soleil ao vivo... de gostar de ginástica.. de fazer km para estar com os meus amigos... de gostar de fazer coisas que mais ninguém gosta... de tanta coisa...

Anónimo disse...

done ;)

maria