16/09/2009

Estradas vermelhas... todos as temos!



Às vezes, quando menos se espera, a estrada vermelha aparece... Desta feita ao som de Asa, com a música Eye Adaba (vale a pena ouvir!).
Eram estas estradas que procurava na Guiné... esta encontrei-a no Parque Natural, em Buba! Estradas intermináveis, circundadas de gazelas, macacos-cão, chimpanzés, javalis, cabras, elefantes até... mas esta ia terminar num porto de exploração de um minério, obra feita e a ser explorada pelos angolanos. Contrapartidas para os Guineenses, depois de um ecossistema desfeito a meio? Nenhumas, ou quase nenhumas... eles, pelo menos, não acreditam que elas existam!

Ponho-me a pensar que estas "enormidades" não se fazem só no "nosso rectângulo"...

Mas a estrada vermelha por lá continua... interminável, com poucas curvas e muitas, muitas histórias para contar! Quem por lá passou não esquece nunca... e quem por lá passou, em breve terá que lá voltar!

Lembro-me bem, em 2004, quando vendia t-shirts para arranjar dinheiro para ir para São Tomé e Príncipe, durante o mês de Agosto desse ano. Na Póvoa do Varzim, à porta da igreja, um simpático senhor, gentilmente agarra-me pelo braço e, em tom de conselho amigo, diz-me: "Vá para São Tomé... mas vai ver como será difícil voltar"!

Volvido um mês, em 2004, foi difícil voltar... como terá sido voltar após 1 ano? Dizia a minha amiga Márcia (sempre tão sábia!!): "Não é preciso coragem nenhuma para partir... é preciso, sim, coragem para voltar!!"

Todos nós temos as nossas estradas vermelhas...

6 Carneiradas...:

Liliana Sampaio disse...

Só é difícil voltar quando ainda não estamos prontos para isso, quando ainda não nos encontramos. Quando descobrimos de que matéria somos feitos, o regresso às origens torna-se inevitável. É o apelo das raízes...
Se calhar, ainda não estavas pronto para voltar. Mas a vida também é feita de sacrifícios e cedências. O mais importante é encontrares aqui motivos para quereres sempre regressar...

Fica bem. Beijoca e boa noite...

P.S.: Música bonita.

Anónimo disse...

Ou se de repente essas raízes não são onde sempre achamos que seriam...e o chamamento vem de um continente mesmo ao lado do nosso e parece que só o assentar pé neste chão nos devolve luz, côr, sentido ...

E aqui mesmo ao lado parece doer mais ... ultimamente adormeço a engendrar esquemas para regressar para lá ... isto não é normal pois não?

Maria

Suseitis disse...

No momento em que ouvi pela primeira vez esta música pensei logo que o CD teria de chegar a STP!! ;)

Beijoooo

Mário Linhares disse...

Gostei de descobrir este blog, sobretudo porque tem palavras e imagens da minha querida Guiné...

prazer!

Aprendiz de Viajante... disse...

Mário... obrigado pelo comentário... a sua Guiné transformou-se na "minha querida Guiné" (também!!)! Vou colocar mais algumas fotos... basta estar atento! :-)

Já agora... conheceu a Guiné como?

Aprendiz de Viajante... disse...

Mário... obrigado pelo comentário... a sua Guiné transformou-se na "minha querida Guiné" (também!!)! Vou colocar mais algumas fotos... basta estar atento! :-)

Já agora... conheceu a Guiné como?