29/11/2008

São Tomé é África... A África que encontrei!

Sempre que passava nesta enorme recta suspirava: "África..."

No início de missão, era inevitável: estava em São Tomé e "não me sentia em África"! Mas que legitimidade tinha eu para, algum dia, saber o que era "sentir-me em África"? Só tinha estado em Marrocos (e isso é, com certeza, "outra África"!) e em São Tomé, 4 anos antes de partir com os Leigos para o Desenvolvimento... por isso, o meu "sentir-me em África" era baseado em muito Nacional Geographic, Oddiseia, relatos de livros, ect... Este pretenciosismo é, no mínimo, caricato...

Provavelmente estaria à espera das girafas, dos rinocerontes, do cheiro a terra vermelha, das casas de barro com colmo a cobri-las, do dialecto como a única forma de se comunicar, das noites à volta da fogueira a contar histórias... era esta a "minha África"!

Mas esta foi a África que encontrei: uma cidade (afinal de contas vivi na capital daquele país durante um ano) grande e agitada; preocupações típicas de cidade (horários, prazos, stress, falta de tempo para muita coisa); poluição (química, sonora, visual...); telemóveis, ipods, mp3, wirless, computadores portáteis, cinema, hotéis... esta, afinal, seria a "África com que teria que viver"!

Muitos foram os momentos em que me apetecia fugir para a "minha África"... perseguir os "meus elefantes" (e por elefantes entenda-se a metáfora, porque São Tomé é um país tropical e NUNCA poderia ter elefantes!!)! Queria este pedaço de missão, utópico, que contruí...

Com o tempo fui percebendo que essa era a minha "missão real" e não a minha "missão ideal"... restou-me vivê-la e aproveitá-la da melhor maneira! No IDF (a escola onde dei aulas) tinha, com certeza, muitos elefantes... tinha lá uma missão muito mais difícil (e por difícil entenda-se aliciante!) à minha espera, muito melhor do que desbravar mato com uma catana...

Foi este o primeiro passo (e o mais importante), semanas depois de ter chegado a São Tomé: perceber onde estava a minha missão!

Mas sempre que passava nesta recta, continuava a procurar os elefantes...

2 Carneiradas...:

Anónimo disse...

Tu e a catana!!!! :P
Essa foto é fantástica! :D
Bom fim de semana ;)

Sarinha disse...

Pode ser que um dia mais tarde venhas a encontrar esses "elefantes" que tanto procuras...

Entretanto, vais vivendo a tua vida e cumprindo as tuas "missões"!! ;)

Bom feriado! ;D

Beijo