16/11/2008

Nhá Eduarda...

É bem verdade... provavelmente um kizomba, quem sabe até um funáná... mas foi esta uma das mulheres que mais me conquistou, em terras santomenses... e vai um pézinho de dança? Pois claro que sim... Eduarda, Nhá Eduarda, saudades!Os mais velhos têm destas coisas fascinantes... a sabedoria, as histórias, a experiência! Dava por mim com imensa vontade de a ouvir, horas a fio... Era sempre um motivo de boa disposição, encontrar a Eduarda. Segundo ela, "diz pra tua mãezinha que deixaste um filho em mim, na terra de São Tomé"... deixei um filho, claro! Chama-se amizade... e deanbulando a caminho de casa ouço-a, cantarolando:
"Quem mostra' bo
Ess caminho longe?
Quem mostra' bo
Ess caminho longe?
Ess caminho
Pa São Tomé

Sodade sodade
Sodade
Dess nha terra Sao Nicolau"
(Cesária Évora)

Caboverdiana de gema, não deixava nunca de me dar conselhos sábios, não deixava nunca de querer alegrar o meu dia, contornando a preocupações... a velhice é um posto? Sem dúvida alguma que sim...

Por isso, sim, deixei um filho em São Tomé ;-)

0 Carneiradas...: