25/11/2009

Voltar...

Hoje foi o dia em que estive com um pé, de volta, em São Tomé e Príncipe... e são tantas, tantas as coisas que me fariam voltar! A foto, do Campo de Férias na Roça de Caldeiras, é sem dúvida dos momentos mais maravilhosos que tenho daquele ano de missão. Lembro-me bem de ter aproveitado este momento com algum prazer. O local de onde tirei a foto era ligeiramente mais elevado do que o local onde estavam todas as crianças... aproveitei e sentei-me a degustar: aquele era um fruto do desenvolvimento, palavra pela qual tinha lutado durante um ano (e os LD lutam desde sempre!!): um grupo de animadores santomenses a dançar, a cantar em euforia total numa prova cabal de entrega e dedicação... seria desenvolvimento? Sem dúvida... por isso voltaria àquele pedaço de paraíso? Sem dúvida!

Num ano atribulado, cheio de inquietações, dúvidas e desilusões... eis que surge a oportunidade de voltar para São Tomé. Um projecto de uma ONGD acabada de nascer em STP, com óptimas condições de trabalho, um projecto interessante. Entrevista... correu lindamente! O projecto que me apresentaram estava ainda em fase de discernimento.

Hoje ligaram-me: foi seleccionado para Coordenador Local de São Tomé... e agora?


Um dia voltarei a STP, estou certo... para trabalhar? Quem sabe... mas para trabalhar em algo que me apaixone verdadeiramente, como foi o ano com os LD. O projecto que me apresentaram não me arrebatou o coração e voltar por uma série de afectos desordenados por aquele local... não vale a pena! Voltar pela fruta-pão, pela padaria Miguel Bernardo (ainda hoje me lembro daquele pão maravilhoso!!), pelas Neves, por Ribeira Palma, pelo pessoal da Cooperação, pela selecção de voleibol com quem jogava todas as semanas, pelo IDF, pelos amigos, por Madredeus, pelo regresso a casa... não pode ser por isso!

Disse que não... e estou tranquilo!

"Do que precisa o adulto não é de que lhe talhem felicidade ou paz dando-lhe coisas de que ele talvez nem necessite; só precisa de poder escolher o seu destino" (Agostinho Silva)

2 Carneiradas...:

Anónimo disse...

que aperto no coração ... não sei se teria essa lucidez de espirito ... penso tantas vezes nisso ...

GMT

Cátia disse...

Escolher o destino... Tão poderosa, essa escolha. Está tudo nas nossas mãos. Está, realmente, tudo nas nossas mãos. Depende de um simples "sim" ou "não". Não consigo parar de me encantar com o poder que uma escolha tem. E a tua foi de se tirar o chapéu. És muito grande, Diogo.