01/11/2009

Pedro Jóia

Lembro-me muito bem de estar em casa e a Lúcia ligar-nos... "hoje, no Teia d'Arte, vai estar o Pedro Jóia, um guitarrista muito famoso"! Lá fomos... confesso que nunca tinha ouvido falar dele, a não ser numa breve referência a um português que já tinha tocado com o Caetano Veloso, mas nem o nome sabia... era ele mesmo!
Toda a descrição que possa fazer do local e da noite, será redutora... lamparinas feitas de mamão com óleo de palma a servir de combustível, espalhadas por todo o lado. Um pátio grande, com muitas mesas e muitas pessoas de todos os lados... São Tomé, num dos seus locais onde a arte tomava forma, onde os artistas eram acarinhados e podiam arriscar a sonhar mais alto...
Pedro Jóia, turista e visitante curioso das pérolas do Atlântico, fora convidado por um dos embaixadores da cultura mais activos da ilha: João Carlos Silva. Missão: tocar alguma coisa, para tanta gente que lá jantaria nessa noite, ao som do vento quente africano, do ar abafado e pleno de histórias e recordações... "África"!
Recordo-me desta imagem como se fosse hoje... tímido, sentou-se a uma cadeira e pegou na guitarra clássica. Com ela na mão era Pedro Jóia o seu nome... com a guitarra na mão era outra pessoa, liberta, descontraída e apaixonada! Começou com uma versão de flamenco da música que está no vídeo... apaixonante! Adoro a música Verdes Anos...
E continuou... continuou... continuou! Aceitou o desafio de tocar de improviso, com um conjunto de artistas saotomenses e cabo-verdianos que por lá estavam... fascinante... inesquecível... não dá mesmo para descrever! Mas a música, hoje acordei e lembrei-me desta música... então coloquei-a aqui!!!

0 Carneiradas...: