07/06/2009

Ser Gambozino é...

Azul? Amarelo? Vermelho? Verde? Mas, afinal, como será um gambozino?

Missão a cumprir: fazer o mini-campo de Gambozinos e tentar perceber este enigma! Arriscar… partir… ser!

Ser um hipopótamo grande e gordo, uma melância gorda, uma banana, um big foot, um aprendiz de viajante… ser, ser, ser, ser! Para quê?! O mini-campo ia começar, Vieira do Minho, Abril de 2009… a fábrica de sonhos ia começar a produzir mais sonhos, os caçadores de sonhos estavam despertos, o Um Berto estava pronto, o Dois Berto também… O Um Berto dizia que a linha de produção de sonhos estava bem montada, o Dois Berto discordava! E agora? Eu, mero operário desta fábrica de sonhos… pescador, de cana na mão, tentava pescar Gambozinos!

Juntámos tantos e tantos sonhos! Quase que nem cabiam no Centro Paroquial que nos acolheu… houve tempo para jogos intermináveis, houve tempo para cantar sem parar, houve tempo para estar com cada gambozino! Estar… como é bom estar! Houve tempo para partilhar e, acima de tudo, houve tempo para entranhar, novamente, o que é ser gambozino: é ser “jovem como a planta”, é ser “apenas um aprendiz de viajante”, é ser “sede de Vós, como terra sem água”… Ser animador foi, sem dúvida, ser “grão de trigo” que se não morrer na terra “é impossível que nasça fruto”!

É impossível não recordar as obras de arte maravilhosas que os gambozinos mais novos fizeram; tal como é impossível não recordar a caminhada (e caminhou-se a tantos níveis) que os gambozinos mais velhos fizeram… os serões com teatros divertidos, as refeições sempre tão animadas e os jogos que eram verdadeiras epopeias!

No final do mini-campo ficou a certeza: o gambozino é cor, é luz, é alegria! É um sorriso contagiante, é alegria que transborda, é verdade, é magia!

Eu sou Gambozino, e tu?

Texto publicado em www.gambozinos.org

1 Carneiradas...:

Bruna disse...

é tão bom ser gambozino, é a certeza da harmonia, da felicidade, da simplicidade do dia construído...

ser gambozino é ser Feliz!

EU SOU GAMBOZINA!!!