20/02/2009

Embondeiro...

Árvore mágica esta... em STP, estes eram "embondeiros namorados", pois abraçavam-se com ternura e quietude...
Desde muito criança que esta palavra era soletrada nos meus ouvidos:E-M-B-O-N-D-E-I-R-O! Porquê? Devido ao livro de "todos os ensinamentos", o Principezinho, logicamente! Era a árvore preferida do meu amigo... livro este que só, muito mais tarde, vim a perceber e a dar o devido valor, contava-me a história deste menino, cuja árvore favorita era o embondeiro!
Existe um pouco por todo o lado... Brasil, Madagáscar, África e até em algumas regiões mais improvávei da Ásia! No entanto estes eram "os meus embondeiros"!
Diz a lenda que os africanos acreditam que são árvores caídas do espaço, fruto da sua forma tão estranha! Acreditam, também, que quando morrerem, serão embondeiros... visão bonita esta! Imaginar-me ser uma árvore destas, algumas com mais de 25 metros de altura e que chega armazenar mais de 120 mil litros de água? Também quero ser embondeiro quando morrer!!! :-D

Entretanto é uma árvore de recordações... namorava com ela cada vez que ia a Neves... cada vez que recortava a costa santomense, em tantos dias de sol estonteante! Ir a Neves era sinal de catequese, era sinal de Irmã Lúcia, era sinal de Baguid, Diogo, Punoy, Boneco, Irmã Fernanda, Irmã Maria do Céu, Petiza, Titi e mais e mais... era sinal de alegria, era sentir-me em casa, era suspirar em cada ida à carpintaria entre os montes verdes que a rodeavam... Neves! Um amor quase proíbido! Uma amante do meu casamento com o IDF... um outro casamento de muito amor!

Ir a Neves significava viajar... significava partilhar... saudades dum silêncio precioso...
Ir a Neves era perder-me e encontrar-me novamente!

BOM CARNAVAL!!

1 Carneiradas...:

Anónimo disse...

A árvore do principezinhooooo!!! :DD

O ano passado fui ver a peça de teatro do La Feria... tão giro!! :D

Lembro-me bem de um altura em que tudo andava cinzento à minha volta e me trouxes-te o principezinho para reler... obrigada por esses pequenos momentos que trago na memória...

Beijinho e bom carnaval :)