27/01/2011

Etty Hilesum: Inspiração...

Esta mulher pediu, que a mandassem para Westerbork, sinistro campo de concentração na fronteira da Holanda, que era uma espécie de ante-câmara de Auschwitz (onde viria a morrer)...

«Nessa tarde (diz a carta de 24 de Agosto de 1943 para a Han Wegerif e outros), fiz uma vez mais, a ronda pelo meu barracão-hospital, indo de cama em cama. Quais as que ficariam vazias no dia seguinte? As listas de transporte nunca são reveladas senão no último momento; ainda assim, alguns sabem antecipadamente que terão de partir. Uma menina chama-me. Está sentada na cama, muito direita, de olhos arregalados. A menina tem pulsos finos e um rostinho estreito e transparente. Está parcialmente paralisada, começava justamente a reaprender a andar, apoiando-se a duas enfermeiras, passo a passo. ‘Já sabe? Tenho de ir?, diz-me, sussurrando. ‘Como? Tu tens de ir?’. Olhamos por momentos uma para a outra, incapazes de falar. O seu rosto como que desapareceu; ela é apenas olhos. Então, volta a falar, com uma vozinha monocórdica e abafada: ‘Que pena que tudo o que aprendemos na vida tenha sido em vão, não acha?’ E ‘É tão difícil morrer, não é ?’

Estou a ler os Diários da vida desta mulher tão corajosa: "Deus nada pode fazer aqui em Aushchwitz... por isso eu tenho que ajudar Deus, para que Deus possa ajudar as outras pessoas... deverei levar a alegria a cada um e a esperança e então sim, Deus poderá ajudar estas pessoas!" disse-o num postal, a uma amiga pouco tempo depois de chegar àquele local.
Enfim... não há muito mais para escrever! Vale mesmo a pena ler este livro!

1 Carneiradas...:

Anónimo disse...

Uma das pessoas que marcou o teu final de ano ... fazes bem em explorar o que ela fez e aprender com ela... devo dizer que também estou curiosa.
Ainda te vou pedir esse diário emprestado.

Abreijo