17/07/2009

Vistos e Passaporte...


Confesso que sempre olhei para o meu passaporte com um olhar de "tenho que preencher estas páginas quanto antes"!!! Mas a verdade é que nem a meio foi...coitadito! Umas viagens a São Tomé, Marrocos e Manaus... pouco mais! Mas lá dentro acaba por ter experiências que ficam para a vida!
Agora com a ida à Guiné-Bissau, foi tempo de voltar a pegar no passaporte. Conclusão? Quase a caducar... e pimba, como vivemos em Portugal e estamos "muito à frente", agora os passaportes novos já são digitais (embora continuem a ter o aspecto obsuleto de sempre!) e, como tal, custam o DOBRO... enfim, "modernices", dizia o senhor que me atendeu na loja do cidadão.
Mais complicado que o passaporte era, com certeza, o visto para a Guiné... será que ia conseguir tratar disso no Porto? Enfim... a verdade é que ontem ainda passei umas horas pelo consulado, à espera do Sr. Consul que decidiu não aparecer... hoje lá fui eu, mais uma vez! Horário de atendimento: das 9h às 12h. Hora a que o Sr. Consul chegou? 9:55... simpaticamente abriu a porta, perguntou do que se tratava, mandou-me preencher um formulário que quase não se lia de tão fraca que era a fotocópia e foi... tomar o pequeno-almoço à pastelaria do andar de baixo! Esperei... esperei! Atendeu-me finalmente (estava absolutamente sozinho lá no consulado) e mandou-me aparecer lá uma hora depois! Fui dar uma volta pela baixa do Porto e eis-me lá, passado uma hora! Paguei menos 30€ do que pagaria na Embaixada em Lisboa e saí com o visto na mão... Com este pequeno pormenor da brevidade com que tratou da questão, parecia que tinha, momentaneamente, voltado a África (T.I.A., não é?)... mas o mais curioso é que o Sr. Consul era...português!

Enfim... uma odisseia hoje de manhã, mas tudo terminou bem!

Agora já posso ir para a Guiné, é OFICIAL!!!

4 Carneiradas...:

Suseitis disse...

Pensa positivo... se não fosse assim não terias histórias para contar!!! :)
Beijo grande

Espalharte disse...

Olá!
Fico feliz por teres encontrado o meu blog e espero que as fotos te despertem a curiosidade para várias visitas por Bissau e, se puderes, pelo interior. É obrigatória a visita ao Bandim, entrar pelas ruas estreitas, andar lá pelo meio e regatear o preço de alguma peça de roupa, ferramenta ou produto tradicional. Também é interessante pedires a um taxista para te fazer uma visita por Bissau (não aceites pagar mais que 10000 FCFA por 2h). Aproveita também para ir ao Centro Artístico Juvenil (entre a Chapa e o Calaboca).
Boas visitas por esse pedacinho de África e prepara-te para entrar noutra dimensão espaço-temporal e adorar!

Abraço,
Telma

Aprendiz de Viajante... disse...

Obrigado Telma... assim o farei se puder!
Um beijinho

Espalharte disse...

Olá!
Ainda dentro de Bissau podes visitar a Amura, o Porto de Bissau e Pidjiguiti e ainda umas voltas a pé pelos diversos bairros (Bairro da Ajuda, Bairro Militar, Bairro de Belém, Missira, Zona 7, etc). Aproveita para experimentar uma viagem inesquecível de toca-toca (100Fcfa), mas desloca-te de taxi ou a pé sempre que possível (300fcfa).
Em termos de comidinha recomendo a Pensão Coimbra, o Benfica, a Adega do Loureiro e o Dom Bifanas. De comida guineense recomendo caldo de mancarra, caldo de chabéu e galinha de cafriela. Aproveita toda a fruta, vais adorar!
Para saíres da cidade (se não tiveres transporte próprio) tenta ir de 7place. Se tiveres um grupo de pessoas compensa alugarem uma só para vocês, caso contrário podes esperar na paragem e entrar numa que vá para lá, embora seja mais complicado para voltarem. Tenta combinar bem com o condutor e ligar para o Hotel onde vais dormir para reservar.
Fora de Bissau recomendo uma visita a Bafatá (vai à parte velha da cidade e visita o rio e a mata) e Quinhamel (famosa pelo restaurante das ostras). Também é interessante uma visita ao Hotel Rural de Uaque, ou a Saltinho que tem um rio fantástico. Também podes optar pela praia de Varela, quase na fronteira com o Senegal. Há ainda Cacheu ou Gabú. No entanto, alerto-te para a questão das chuvas que nesta altura devem estar bastante fortes e as viagens ao interior podem-se tornar em verdadeiras aventuras sem poderes desfrutar tudo ao máximo. As ilhas também são fantásticas, mas apesar de serem mais dispendiosas, as viagens nesta época são bastante perigosas. No entanto, podes tentar ir a Bubaque no Expresso dos Bijagós que costuma sair de Bissau à 6ª e regressar dom. ou 2ªf.
Dá uma olhadela pelas fotos do meu blog ou dos que eu recomendo nos links e ficas com uma ideia melhor do que queres visitar.
Até quando ficas em Bissau? Eu regresso para lá em Setembro, mas a data ainda é incerta. Talvez ainda nos encontremos lá!
Abraço,
Telma