27/05/2009

T.I.A.


T.I.A. (do filme Diamante de Sangue), This Is Africa (Isto é África) era, segundo o actor principal, a explicação para tudo o que acontecia naquele continente...

Hoje andei com isto na cabeça... não sei bem porquê!

Mas a verdade é que, até mentalmente, usava imensas vezes o TIA em São Tomé... às vezes ajudava-me a tentar perceber e relativizar as loucuras que aquelas pessoas iam fazendo, a calma excessiva, a falta de profissionalismo, o desprendimento exagerado, a dependência e a passividade... eu, todo enérgico (entenda-se, DEMASIADO enérgico), cheio de vontade de mudar o mundo, cheio de boas intenções e... TIA meu amigo... TIA!

E aprendi, também assim, o ritmo maravilhoso do leve-leve... acreditem que tem MESMO muita coisa de maravilhoso!

Entretanto segue um embondeiro, a árvore africana! A árvore do Principezinho... e uma pequena história que não conhecia!

"É enorme.E o largo tronco desproporcionado assenta em raízes grossas que se afundam poderosamente sugando o que será depois folhagem pequena e frutos para usar no caril.Quando se passa parece que se evola do vegetal gigante uma aura tranquila e protectora.Como se nos visse e nos cedesse um mínimo da sua alma de tempo.Os nativos consideram os embondeiros árvores sagradas. Acontece verem-se presos aos troncos rectângulos de pano branco e logo abaixo no chão uma tigela com oferendas - em lembrança de alguém.Não se cortam ramos de embondeiro para a fogueira. Apenas os frutos são colhidos porque no alimento haverá comunhão com a árvore."
GLÓRIA DE SANT'ANNA, Ao ritmo da Memória

2 Carneiradas...:

@ndrei@zul disse...

eu estive ao pé dum embondeiro assim! e rezámos ao pé dele às memórias dos antepassados! assim mesmo! :)

**

Me disse...

Como os embondeiros abraçados a caminho de Neves ... que saudades desse caminho longe ...