25/05/2009

Dia de África

Hoje celebra-se o Dia de África... no IDF, escola onde dei aulas, terminava a "Semana do IDF", plena de conferências, exposições, jogos desportivos... terminava com uma grande festa, à noite, dentro das portas da escola de todos aqueles alunos, escola onde me apaixonei pela minha profissão, escola onde quase que aceitaria viver...
A esta hora (almoço) estava em plenos campos de jogos, a ajudar as turmas a construir as suas barracas, completamente artesanais, para fazer as célebres barraquinhas, para venderem comida e bebida durante a festa... no outro campo, uma discoteca enorme, para o sobejamente conhecido arrasta-pé! Estava em pulgas... a noite prometia, o consaço ia-me vencendo!
Foi dia de vestir a preceito, trançar o cabelo (primeira e única vez!), pegar em tecido africano para vestir e preparar-me para a festa... chovia torrencialmente! Não houve barraquinhas, os campos transformaram-se em piscinas... mas não foi por isso que a festa deixou de ser fazer! As salas de aula transformaram-se em postos de venda e tudo correu muito, muito bem!

Foi o meu primeiro dia de África, passado realmente em África... com o seu quê de paradoxal, este dia de África, o primeiro "pós-África" é sentido perfeitamente em sintonia! Este país que me viu (re) nascer e me viu crescer a todos os níveis... por isso, hoje, 25 de Maio, é para mim sinónimo de crescimento, de alegria, de nostalgia e de muita, muita saudade!

Estamos juntos... à boa maneira africana!

2 Carneiradas...:

Suseitis disse...

Acabei de ler... e fiquei com aquela sensação boa depois de ler uma carta tua. Já tinha saudades...
:)

Me disse...

*suspiro*

Em África, e com saudades desse STP ...

E tuas também ... :D