12/04/2009

Gambozinos...



"O prazer visita-nos muitas vezes; mas a mágoa agarra-se cruelmente a nós"
- John Keats



Penso tantas vezes nisto... talvez esta "mão dada" entre dois Franciscos me ajude a esclarecer esta dúvida que me assombra! Um, o da esquerda, Gambozino participante, provavelmente não o escolheu ser... talvez a vida lhe tenha reservado este destino. Pai ausente, sonha ser futebolista, é brincalhão e tem um sorriso atrás de cada marotice que está constantemente a fazer... o da direita, Francisco SJ (sim, jesuíta), é operário da fábrica de sonhos. Função? Fazer cada dia destes meninos, dias mais felizes, pô-los a sonhar, dar-lhes esperança e abrir-lhes os horizontes... Será que é este "prazer" que vai chegando, muitas vezes, mas que raramente fica? Provavelmente sim...
Voltei a entrar na fábrica dos sonhos... eu que, em 1998, fui Gambozino com 13 anos e fiquei redondamente apaixonado! Ainda me lembro: Lourenço Eiró, Filipe Martins, Zé Lobo, Marta Vilela, Pedro Barbeiro e tantos, tantos mais...
Volvidos mais de 10 anos continuo a sentir que há mágoas cruelmente agarradas à vida de alguns Gambozinos... mas eles são "meras crianças", porque terão que passar por tantas provações? Cabe-me a mim e a todos os que vão, de tantas maneiras, ajudando os Gambozinos, impedir que "os caçadores de sonhos" os assaltem durante a noite... que a máquina de "destruir sonhos" seja vencida pelas invenções destas crianças... no mini-campo venceram, e agora, como será?

0 Carneiradas...: