31/01/2011

Sempre ao Seu Lado (Hachiko: A dog's story)

É uma história absolutamente incrível... que deixa o coração bem, bem, bem apertado... vi o filme ontem e confesso que me deixei levar por uma história lindíssima... de amizade!

E não, este não é "o típico filme" que retrata a relação entre um homem e um cão...

30/01/2011

Dizer tudo... sem nada dizer!

In a Manner of speaking
I just want to say
That I could never forget the way
You told me everything
By saying nothing

In a manner of speaking
I don't understand
How love in silence becomes reprimand
But the way that i feel about you
Is beyond words

Oh give me the words
Give me the words
That tell me nothing
Ohohohoh give me the words
Give me the words
That tell me everything

In a manner of speaking
Semantics won't do
In this life that we live we only make do
And the way that we feel
Might have to be sacrificed

So in a manner of speaking
I just want to say
That just like you I should find a way
To tell you everything
By saying nothing.

Oh give me the words
Give me the words
That tell me nothing
Ohohohoh give me the words
Give me the words
That tell me everything

Oh give me the words
Give me the words
That tell me nothing
Ohohohoh give me the words
Give me the words
That tell me everything

Há, de facto, muitas formas de dizer muita coisa... hoje foi dia de perceber coisas boas, de manhã, com sorrisos rasgados e momentos desafiantes! Lufadas de ar fresco, por ventura... 
Bom domingo!!!!

PS- Este vídeo foi gravado em Paris... um lugar que também dificilmente encontramos palavras para o descrever!

29/01/2011

Histórias de Coragem...

 O chato do professor de Educação Física da Escola de Hotelaria do Turismo de Portugal de Sta Maria da Feira todos os semestres pede aos alunos que escrevam dois artigos de revisão, sobre algum tema que lhes seja apelativo, relacionado com actividade física. Desta vez, no meio de umas dezenas de artigos, aparece-me um artigo sobre um tema que me é particularmente aprazível: os atletas paralímpicos. Mais curioso ainda, sobre o João Correia... que bom, já há muito tempo que não ouvir/lia nada sobre ele, pois andámos na mesma escola, durante alguns anos...

O João tem uma história de coragem, que merecia ser "fonte de inspiração" para muitos de nós... ele criou um site intitulado "NUNCA DESISTAS" e que vale a pena espreitar...


Após alguma pesquisa, até descobri que o João foi um selo dos CTT... que bom! Estas histórias de coragem deviam, sem dúvida alguma, ser muito mais reconhecidas! E talvez assim estes atletas tivessem mais condições e apoios para trazerem medalhas e mais medalhas para o nosso país!

Fenómeno Sociológico...

Hoje tinha "prometido" um passeio com a Mica algures... não a podia decepcionar :-) ! Foi então que decidimos ir a um parque onde nunca tinha ido, perto de casa. Para meu grande espanto, decorria um jogo de futebol, talvez do campeonato distrital entre o São Jorge do Selho e uma equipa visitante que não consegui desvendar o nome...
Estive, com a Mica (sempre muito atenta, na esperança de conseguir entrar para o campo e ajudar a correr atrás da bola!) a ver uma boa meia hora do jogo!
Espanto-me como é que num local como este, cheio de crianças e famílias a passear, há um grupo de 20 graúdos e miúdos (esta expressão voltou a ficar na moda, agora com Villas Boas e Jesus) que passam esta meia hora a insultar a equipa de arbitragem. O jogo foi horrível... em meia hora vi 2 remates e uma quantidade assustadora de bolas perdidas! Mas, como é óbvio, nenhuma equipa queria perder... daí até motivar a que 20 pessoas profiram as maiores enormidades, vai uma enorme distância. Mais interessante (ou chocante??) é ver que os filhos desses senhores também lá estavam, com 12 anos e um vocabulário riquíssimo em calão (com certeza, também muito rico noutros campos da língua portuguesa!).

Enfim... assisti a este fenómeno sociológico, cujo comportamento só pode mesmo ser explicado à luz desta ciência, com alguma curiosidade e espanto. 

Assisti, também, a um jogo que, em termos logísticos, fica mais caro que um jogo de voleibol da A1 (divisão mais alta do campeonato nacional). Sei, sem dúvida alguma, que estes 22 têm direito a jogar... mas entristece-me que num país de duas modalidades (o futebol e as outras) isto continue a acontecer, num espectáculo tão triste!

E a propósito, o jogo ficou 1-0, com vitória para a equipa da casa e terminou com uma música do Quim Barreiros: "Eu vou comer, eu vou comer até me lambuzar...!" 

É assim o futebol em Portugal!!

27/01/2011

Etty Hilesum: Inspiração...

Esta mulher pediu, que a mandassem para Westerbork, sinistro campo de concentração na fronteira da Holanda, que era uma espécie de ante-câmara de Auschwitz (onde viria a morrer)...

«Nessa tarde (diz a carta de 24 de Agosto de 1943 para a Han Wegerif e outros), fiz uma vez mais, a ronda pelo meu barracão-hospital, indo de cama em cama. Quais as que ficariam vazias no dia seguinte? As listas de transporte nunca são reveladas senão no último momento; ainda assim, alguns sabem antecipadamente que terão de partir. Uma menina chama-me. Está sentada na cama, muito direita, de olhos arregalados. A menina tem pulsos finos e um rostinho estreito e transparente. Está parcialmente paralisada, começava justamente a reaprender a andar, apoiando-se a duas enfermeiras, passo a passo. ‘Já sabe? Tenho de ir?, diz-me, sussurrando. ‘Como? Tu tens de ir?’. Olhamos por momentos uma para a outra, incapazes de falar. O seu rosto como que desapareceu; ela é apenas olhos. Então, volta a falar, com uma vozinha monocórdica e abafada: ‘Que pena que tudo o que aprendemos na vida tenha sido em vão, não acha?’ E ‘É tão difícil morrer, não é ?’

Estou a ler os Diários da vida desta mulher tão corajosa: "Deus nada pode fazer aqui em Aushchwitz... por isso eu tenho que ajudar Deus, para que Deus possa ajudar as outras pessoas... deverei levar a alegria a cada um e a esperança e então sim, Deus poderá ajudar estas pessoas!" disse-o num postal, a uma amiga pouco tempo depois de chegar àquele local.
Enfim... não há muito mais para escrever! Vale mesmo a pena ler este livro!

18/01/2011

Sabedoria...

 "Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque se tornará assim uma máquina utilizável e não uma personalidade. É necessário que adquira um sentimento, um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correcto."

Albert Einstein

16/01/2011

Vergonha...

Se eu pudesse... diria que isto que se passa com as Escolas que deixarão de ser financiadas pelo Estado Português é muito mais do que uma vergonha! É um atentado...

Envergonhe-se quem julga que podemos contrariar a crise:
-Cortando financiamentos a Escolas;
-Acabando com o Desporto Escolar (5 mil horários de EF vão-se perder!);
-Diminuindo as aulas de EVT para um professor apenas (12 mil ficam sem emprego!);
-Acabando, mais dia menos dia, com as Actividades de Enriquecimento Curricular (vamos voltar a ter uma professora a dar todas as disciplinas... viva o ensino generalista!!).

Onde é que devemos cortar para contrariar a crise? Na educação... claro está!!

E como diria a minha amiga Bruna: 
"Oh Diogo... que bregonha!"

10/01/2011

Ahoyyyyy...

"No início estranha-se... depois entranha-se!"

A verdade é que a palavra Ahoy era completamente nova para mim... mais tarde até virou "Grito de Guerra"! Mas entrar "Ahoy adentro" significava entrar quase num outro mundo... É quase impossível imaginar, quase um conto de fadas! Vejamos porquê:
-As pessoas sorriem sem motivo aparente... parecem "estranhamente felizes"!
-Parece haver uma paz dominante... tudo se faz com mais calma e mais paciência!
-É frequente ver gente a cantar, dançar, saltar... mas não há nenhuma festa de aniversário nem estão a vender a cerveja mais barata!!
-Circulam milhares de pessoas em simultâneo (falava-se em 30 mil pessoas!) e é raro levarmos um encontrão ou encontrarmos alguém resmungão!
-Há espaço para cada um poder ser o que quer: cristão ou muçulmano; punk ou "betinho"; distraído ou intelectual; apaixonado ou desligado...
-Tolerância, flexibilidade, tranquilidade, paz, harmonia, comunidade... AMOR! Tudo isto impera neste local...

Saímos, dia 1, rumo a Portugal... e depois?

04/01/2011

Sonhar...

"Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."
Álvaro de Campos

03/01/2011

Roterdão - Encontro de Taizé 2010

Foi mais uma passagem de ano diferente das "habituais"... Após os encontros de Budapeste, Paris, Zagreb, Bruxelas e Poznan, este ano estava reservado ser em Roterdão.

É óbvio que tinha alguns receios - a começar pelo facto de cada vez mais me custar ir de autocarro - mas a verdade é que estava bastante expectante porque a partir de determinada altura, as expectativas são bem diferentes das habituais!

Este Encontro fui um verdadeiro encontro... 
- Fiquei numa paróquia fantásticas, recheada de pessoas fantásticas; 
- Conheci um país organizado, metódico, pontual, exigente; 
- Encontrei 30 mil pessoas cheias de esperança, confiança, alegria, compaixão;
- Percebi que em 2012 terei que fazer todos os esforços para ir ao Encontro que será no Ruanda;
- Fiz dois workshops fantásticos: a vida de uma holandesa que acabaria por morrer em Auschwitz, com uma história de coragem absolutamente incrível; e um workshop sobre o diálogo entre religiões, onde conheci uma mesquita e assisti à oração dos muçulmanos que a frequentavam;
- Fiz parte, mais uma vez, de um autocarro organizadíssimo, com pessoas óptimas, muito bem pensado...

Cheguei a casa com muito para pensar, com muito para interiorizar... precisava de, pelo menos, uma semana para absorver, com calma, tudo o que li e vivi nestes dias de Roterdão!