29/10/2010

Optimismo...


Se fizeres o que sempre fizeste... terás o que sempre tiveste!
(autor desconhecido)
Mas que sentido faz ser educador se não se andar entusiasmado com a vida, saboreando-a como uma permanente e fascinante aprendizagem e descoberta? Não deveremo ser nós, que ensinamos os outros, a comportarmo-nos como mensageiros da esperança? Se não andarmos felizes, como poderemos transmitir e ensinar aos outros a alegria e a vontade de viver?
Falta-nos cada vez mais oxigénio para aguentarmos os nossos mergulhos diários na vida, enquanto desesperamos com as incertezas e a impotência. Ao nosso lado alguém nos transmite mal-estar e descrença. Escassas são as coisas que nos sabem bem e raramente nos debruçamos sobre o bom e o positivo da vida, pouco partilhamos as vitórias. Essas parecem não chamar hoje a atenção de ninguém...
As coisas que nos dão prazer, essas, raramente se cruzam connosco, e estão sempre no último lugar da nossa lista de prioridades...
Que fácil é hoje ser profeta da desgraça!
(in Educar para o Optimismo)

24/10/2010

Mica Carneiro


Chama-se Mica... e desde que foi ao Gerês passou a ser Mica Carneiro! É a cadela mais bonita do mundo (e arredores). É meiga, linda de morrer e muito brincalhona... tem quase 4 meses e 9Kg!
É Mica porque simboliza amizade, dum clube que me adoptou, chamado AcadéMICA de São Mamede...
A história é longa... mas bonita!
Mas por enquanto fica o presente que me apareceu, "quarto adentro"... haverá forma mais engraçada de começar o dia??

20/10/2010

Cansado...

Isto de ser uma pessoa metódica (há quem lhe chame ser "arrumadinho"!) tem que se lhe diga... fico cansado de ter as coisas planeadas, arrumadas, estruturadas e, de repente, dão-me a volta ao texto e tudo tem que ser pensado novamente, mas de maneira diferente!
Adaptabilidade? Espírito de improviso? Não creio... às vezes sinto mesmo que é facilitismo na forma como se lida com as coisas!

Ando a tentar "vender" um projecto maravilhoso... mas nem sempre corre bem! :-)

18/10/2010

Orçamento de Estado

Estou COMPLETAMENTE FARTO deste tema...

Helpppppppppppppppppppppppppppppppppppp!!!!

17/10/2010

Imagens...

Cada um de nós terá, por ventura, imagens muito marcantes da sua vida, ou de momentos da sua vida...
Esta é uma das imagens que eu tenho de um momento do qual guardo muitas saudades, que foi o ano em São Tomé, como Leigo para o Desenvolvimento.
Estava em Caldeiras, uma Roça do centro da Ilha, a fazer mais um campo de férias... algumas dezenas de crianças: Punoy, Abdul, Dulcineia, Alcino, Dedé, Romana, Baguide, Walker animavam a "Roda", o momento alto para começar o dia: "Fulu-fulu, cavala, biquinha..... é peixe!!"
Eu observava, maravilhado... era o "dar" forma à palavra mágica: desenvolvimento! Tenho saudades desses campos de férias...

Hoje recebi uma carta de uma Irmã, que passou por Caldeiras há pouco tempo... volvidos mais de 2 anos, perguntaram-lhe por mim e pela Luísa... caramba, as saudades voltaram e que bom, que bom que ficou por lá a alegria daqueles 6 dias de campo!

14/10/2010

Uma carta...

Carta enviada de uma mãe para outra mãe no Porto, após um telejornal da RTP1:

De mãe para mãe...

Cara Senhora, vi o seu enérgico protesto diante das câmaras de televisão contra a transferência do seu filho, presidiário, das dependências da prisão de Custóias para outra dependência prisional em Lisboa.

Vi-a a queixar-se da distância que agora a separa do seu filho, das dificuldades e das despesas que vai passar a ter para o visitar, bem como de outros inconvenientes decorrentes dessa mesma transferência.

Vi também toda a cobertura que os jornalistas e repórteres deram a este facto, assim como vi que não só você, mas também outras mães na mesma situação, contam com o apoio de Comissões, Órgãos e Entidades de Defesa de Direitos Humanos, etc...

Eu também sou mãe e posso compreender o seu protesto. Quero com ele fazer coro, porque, como verá, também é enorme a distância que me separa do meu filho. A trabalhar e a ganhar pouco, tenho as mesmas dificuldades e despesas para o visitar.

Com muito sacrifício, só o posso fazer aos domingos porque trabalho (inclusive aos sábados) para auxiliar no sustento e educação do resto da família.

Se você ainda não percebeu, sou a mãe daquele jovem que o seu filho matou cruelmente num assalto a uma bomba de combustível, onde ele, meu filho, trabalhava durante a noite para pagar os estudos e ajudar a família. No próximo domingo, enquanto você estiver a abraçar e beijar o seu filho, eu estarei a visitar o meu e a depositar algumas flores na sua humilde campa, num cemitério dos arredores...

Ah! Já me esquecia: Pode ficar tranquila, que o Estado se encarregará de tirar parte do meu magro salário para custear o sustento do seu filho e, de novo, o colchão que ele queimou, pela segunda vez, na cadeia onde se encontrava a cumprir pena, por ser um criminoso. No cemitério, ou na minha casa, NUNCA apareceu nenhum representante dessas "Entidades" que tanto a confortam, para me dar uma só palavra de conforto ou indicar-me quais "os meus direitos".

Para terminar, ainda como mãe, peço por favor: Façam circular este manifesto! Talvez se consiga acabar com esta (falta de vergonha) inversão de valores que assola Portugal e não só...

Direitos humanos só deveriam ser para "humanos direitos" !!!

13/10/2010

Dançar...

Hoje acordei com uma vontade incrível de dançar... tenho saudades! E sim, tenho saudades duma bela passada de kizomba/semba até às tantas...

Alguém alinha?? :-)

12/10/2010

Será que Deus existe?

Dependências...

Fico cada vez mais aborrecido com a forma como sou absorvido pela dependência das tecnologias...
Será que é possível imaginar-me uma semana sem telemóvel? Uma semana sem internet? Uma semana sem computador portátil?
E refiro-me a uma semana do quotidiano... não me refiro a uma semana de férias, onde o "mundo real" pertence a outra galáxia, onde deixamos tudo para trás e o tempo pára... não é isso!
Imaginem-se a começar a vossa semana de trabalho e todos estes "artefctos" desaparecerem momentaneamente...
Se, por um lado, vivi 1 ano em São Tomé sem nada disto (e foi tão saboroso e libertador); por outro lado percebo que viver nesta "conjuntura" (palavra simpática esta... poderia ter escrito SELVA em vez de conjuntura!!!) não me permite que isso seja admissível, correndo o risco de ser "bicho-do-mato" ou algum ser "em estado de ermitério profundo"!

E agora? Agora sou, somos... dependente (s)!

Gostava de depender, apenas, de valores e sentimentos... e nunca de máquinas! grrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

11/10/2010

Voltar...

"Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente!
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-as.
Se perder um amor, não se perca!...
Se o achar, segure-o!
Circunde-se de rosas e ame...
O mais é nada".
Fernando Pessoa

Ciente de que ando, há muito, desaparecido... resolvi voltar a escrever no dia em que este blog totaliza 15500 visitas! Já é muita coisa!!
Há alturas em que não me apetece encher este espaço de coisas que, por vezes, penso serem "imbecilidades" puras!
Lia este poema de Fernando Pessoa e pensava: é isto mesmo: o mais... é nada!

Está decidido: é tempo de "voltar", com um registo diferente... mas mais do que tudo, o importante será mesmo voltar!