13/09/2010

Evolução...

Eu sou dos que defendo que o futebol não irá, nunca, evoluir... enquanto os "velhos do Restelo" existirem! Mas isso não impede que haja evolução a outros níveis! Isto é incrível!!!

06/09/2010

Abril Sangrento...

Tem sido curioso a forma como o Ruanda e o conflito de Abril de 1994 tem (re) aparecido na minha vida...
Confesso que não me lembro, com precisão, de Abril de 1994... mas lembro-me de uma forma muito ténue, de que "morria gente à catanada" e não percebia o motivo (com 10 anos era, ainda, demasiado ingénuo!).

De repente vejo o Hotel Ruanda, leio o livro "Tempo de Catanas" e ontem vi o filme "Abril Sangrento"... chocante, só me ocorre esta palavra!

Apelidado como "o genocídio mais eficaz da história mundial", conseguiram-se matar mais de 800 mil pessoas, em 12 dias... É incrível pensar que o ser humano pode chegar a tal ponto. Nem a loucura de Hitler & Friends consegue ser tão eficaz, apesar de terem morrido 6 milhões de judeus, numa Alemanha altamente industrializada... mas em muito mais tempo!

Choca-me ler que os tutsis, apelidados de baratas, não eram dignos, sequer, de morrer com balas no corpo e que, como tal, a opção pelas catanas saía mais barata ao governo e aproveitava o facto de muitos hutus serem agricultores e saberem manusear perfeitamente uma catana...

Choca-me que um ser humano possa ter escrito no seu BI, relativamente à sua nacionalidade, hutu ou tutsi, em vez de Ruandês...

Choca-me a crueldade congénita do ser humano... (será que é, verdadeiramente, ser humano?).

A famosíssima “comunidade internacional” permaneceu ausente. Ninguém interveio naquele momento, quando ainda era altura para o fazer... será porque o Ruanda não tem "nada que os aliecie"?

Segundo a Wikipédia: Genocídio tem sido definido como o assassinato deliberado de pessoas motivado por diferenças étnicas, nacionais, raciais, religiosas e (por vezes) políticas. Há algum desacordo, entre os diversos autores, quanto ao facto de se designar ou não como genocídio os assassinatos em massa por motivos políticos. O genocídio é um tipo de limpeza étnica.

Não será, ao fim e ao cabo, uma preversão daquilo que é ser humano?

Um bom filme, para reflectir!

05/09/2010

Vencer o Lixo...


Enfim... ando com pouca vontade de escrever por aqui... mas a verdade é que esta foi uma grande vitória no Campo de Gambozinos: venci o lixo!!!!!

(por certo, parvoíces de quem não tem mais nada que fazer...)