22/02/2010

...

Sinto que "falta qualquer coisa"... não sei ao certo o que é, nem tampouco se ficará off durante "one week"... mas vou dar algum descanso ao blog (e a mim, provavelmente!)!!

20/02/2010

Semba...


Huhummm o semba, semba é canto de avenida, é chuva de primavera, semba é morte semba é vida,huhummm o semba semba é o meu choro do lente, olhar nossa vida de frente semba é suor semba é gente, o canto, do semba o canto do semba ele é nobre, o canto do semba ele é rico, o canto do semba ele é pobre, o canto do semba ele é rico, o canto do semba ele é pobre, o semba do morro o semba do morro é fogueira, o semba que trás liberdade, o semba da nossa bandeira, o semba que trás liberdade,o semba da nossa bandeira. huhummm o semba, semba é canuco de rua, na escola da vida ele cresce, de tanto apanhar se habitua,na escola da vida ele cresce, de tanto apanhar se habitua, a voz do meu semba a voz do meu semba urbano é a voz que me faz suportar orgulho em ser angolano, é a voz que me faz suportar orgulho em ser angolano, angolazé, o sembaaaaaa semba é a nossa alegria paulo, semba é a nossa bandeira é esperança é amor, hummm o sembaaaa semba tua maneira moh kota, semba é a nossa bandeira nossa forma de cantarrrrr. o sembaaaa semba tua maneira moh semba é a nossa bandeira, nossa forma de cantar. o sembaaaa semba é a nossa alegria paulo, semba é a nossa bandeira é esperança é amor.

Tenho saudades daquelas noites, em Bissau, a ouvir Paulo Flores...

18/02/2010

Carnaval...

Há imagens que falam por si... esta significa muita coisa para mim: amizade, partilha, desenvolvimento, alegria, sinceridade, verdade... o Carnaval LD aconteceu, mais uma vez, com muita gente, muitos panos africanos, boa disposição... tivemos o prazer da visita da Dulcineia, que veio preencher ainda mais o nosso carnaval! Soube mesmo, mesmo bem... não consigo descrever melhor!

PS- Faltaste tu Maria, para a foto ser 100% completa!!

15/02/2010

Nunca estamos sozinhos...

De todos os hábitos a que nos entregamos, um reina sobre todos os outros no que se refere a malefícios quanto ao mundo futuro. Ê o hábito de ter chefes. O medo das responsabilidades, o gosto de se encostar aos outros, o jeito mais fácil de não ter que decidir os caminhos fizeram que a cada instante lancemos os olhos à nossa volta em busca do sinal que nos sirva de guia. Quando surge uma dificuldade de carácter colectivo, a primeira ideia é a de que devia surgir um homem que tomasse sobre os seus ombros o áspero martírio de ser chefe. Pois bem: pode ser que isto tenha trazido grandes benefícios em outras crises da História; nem vale por outro lado a pena saber o que teria sido a dita História se outras se tivessem apresentado as circunstâncias. Mas, na presente, a verdadeira salvação só virá no dia em que cada homem se convencer de que tem que ser ele o seu chefe. Ou, dentro dele, Deus.

Agostinho da Silva, in 'Textos e Ensaios Filosóficos'

Caramba... hoje andava a pensar nisto, pego no livro do Agostinho da Silva e "pimba", deparo-me com esta citação! Ontem a oração de Taizé foi realmente quentinha... teria ficado lá a noite inteira, tal era o clima tranquilo e acolhedor que lá estava...

Carnaval está já aí... e desta vez, com LD's novamente... que maravilhaaaaaa!!! Será que o Bob o construtor vai voltar?

14/02/2010

Taizé...

Taizé anda à solta pelo Porto e ontem foi muito bom encontrá-lo de novo... Embora seja sempre diferente da comunidade de Taizé propriamente dita... é Taizé, e ponto final ;-)

11/02/2010

Felicidade...

Ontem, no CREU, falava-se sobre a felicidade... o sentido comum, quanto pensamos "nisto da felicidade", é termos pensamentos muito superficiais. Ser feliz é, muitas vezes, pensar assim:
-"Ter um emprego bom... ter uma família... ter uma boa casa... ter filhos..."
Ou pensar, também, pela negação. A nossa felicidade depende de:
-"Não ter nenhuma doença grave... não ficar sozinho... não ficar frustrado... não conseguir fazer tudo aquilo com que sonhei..."

Mas a felicidade não será algo mais? Era disso que falavamos ontem... A felicidade está directamente relacionada com coisas que vêm de dentro... e não com aquilo que vem de fora. Aquilo que nós fazemos com a nossa liberdade, com o nosso coração, daí sim... virá a verdadeira felicidade... o desafio é enorme! Por isso (caramba...) é que é possível encontrar a felicidade na tristeza e nas tribulações... não será?

A minha felicidade... essa anda escondida... mas estando pertinho do mar é sempre mais fácil de a encontrar!

08/02/2010

Fontainhas... Porto!


Todas as semanas deparo-me com esta paisagem... se, por um lado, tenho uma paisagem magnífica... basta olhar lá para baixo (para o bairro) e perceber que o vida das pessoas que lá habitam está longe de ser magnífica...
O bairro das Fontaínhas, célebre pela Feira da Vandoma, pelo São João tão típico, é para mim ponto de paragem... estaciono lá (mesmo no local da segunda fotografia) e respiro fundo: é tempo de partir para a aula do curso CEF: histórias de vida complicadíssimas, rejeições, comportamentos inadequados e o desafio de dar EF a um grupo destes...
Mas sempre que entro naquela escola respiro bem fundo, com esta paisagem estonteante... e quando termina a aula, deparo-me exactamente com o mesmo retrato: o meu Douro, a ponte D. Luís e o reflexo do sol na água do rio... é bom demais!
Hoje foi excepcionalmente bonito... estava um sol forte e o reflexo do mesmo, no Douro, era irresistível... vale a pena ir espreitar!!!

05/02/2010

Um dia...


Um dia hei-de saber dançar tango... até lá, fica Astor Piazolla, talvez um dos "génios dos génios"... Libertango, bonito demais!!!

Oh Minguito... pai?


Ontem foi dia de dançar, dançar, dançar... que saudades! Fica o Minguito para relembrar!!

02/02/2010

Altruísmo...

Quem desejar decifrar ao longo da sua vida o código do altruísmo deve compreender e aplicar estes fenómenos:
1- Quem ama o poder não é digno dele;
2- Quem controla as pessoas que lidera não é digno de ser líder;
3- O poder político, científico e social deve ser usado para promover os outros e não para os subjugar e silenciar;
4- Os olhos da face vêem comportamentos visíveis; os olhos altruístas vêem o que está por trás deles;
5- Ser um apaixonado pela Humanidade: doar-se e contribuir para a sociedade não deve ser um sacrifício nem propaganda política, mas sim um insondável prazer;
6- Apostar no ser humano e acreditar na vida, mesmo que as pessoas e as circunstâncias que nos cercam nos estimulam a ser pessimistas;
7- Ser uma pessoa repleta de gratidão. Ser rápido a agradecer e lento a reclamar.

Augusto Cury in Código da Inteligência

Eu nem sequer sou um fã muito entusiasta de Cury... mas o código do altruísmo fascinou-me... e gostava, mais do que todos os outros, de ser capaz de viver o número quatro...

Bom dia de trabalho, estudo, divertimento... enfim!