30/11/2009

Para pensar...

O mundo anda sem nós...de nós, depende que ande connosco! (Pedro Arrupe)

28/11/2009

Mentira...

O Séneca tem um nariz enorme... de certeza? Ficar com as alegrias para mim só para evitar a inveja??? Hummmm... M-E-N-T-I-R-A!

25/11/2009

Voltar...

Hoje foi o dia em que estive com um pé, de volta, em São Tomé e Príncipe... e são tantas, tantas as coisas que me fariam voltar! A foto, do Campo de Férias na Roça de Caldeiras, é sem dúvida dos momentos mais maravilhosos que tenho daquele ano de missão. Lembro-me bem de ter aproveitado este momento com algum prazer. O local de onde tirei a foto era ligeiramente mais elevado do que o local onde estavam todas as crianças... aproveitei e sentei-me a degustar: aquele era um fruto do desenvolvimento, palavra pela qual tinha lutado durante um ano (e os LD lutam desde sempre!!): um grupo de animadores santomenses a dançar, a cantar em euforia total numa prova cabal de entrega e dedicação... seria desenvolvimento? Sem dúvida... por isso voltaria àquele pedaço de paraíso? Sem dúvida!

Num ano atribulado, cheio de inquietações, dúvidas e desilusões... eis que surge a oportunidade de voltar para São Tomé. Um projecto de uma ONGD acabada de nascer em STP, com óptimas condições de trabalho, um projecto interessante. Entrevista... correu lindamente! O projecto que me apresentaram estava ainda em fase de discernimento.

Hoje ligaram-me: foi seleccionado para Coordenador Local de São Tomé... e agora?


Um dia voltarei a STP, estou certo... para trabalhar? Quem sabe... mas para trabalhar em algo que me apaixone verdadeiramente, como foi o ano com os LD. O projecto que me apresentaram não me arrebatou o coração e voltar por uma série de afectos desordenados por aquele local... não vale a pena! Voltar pela fruta-pão, pela padaria Miguel Bernardo (ainda hoje me lembro daquele pão maravilhoso!!), pelas Neves, por Ribeira Palma, pelo pessoal da Cooperação, pela selecção de voleibol com quem jogava todas as semanas, pelo IDF, pelos amigos, por Madredeus, pelo regresso a casa... não pode ser por isso!

Disse que não... e estou tranquilo!

"Do que precisa o adulto não é de que lhe talhem felicidade ou paz dando-lhe coisas de que ele talvez nem necessite; só precisa de poder escolher o seu destino" (Agostinho Silva)

23/11/2009

Ensinar a.... SER!


Este vídeo é conhecidíssimo... eu sei! Mas ensina-nos a ser... e hoje voltei a vê-lo e não resisti em colocá-lo aqui... Não sei, ao certo, o contexto. Não sei se será verdade ou uma simples (mas verdadeira e contundente) lição de moral! A verdade é que gosto imenso de o ver...

Skank - Vamos Fugir


Esta é, sem dúvida, a música daquele grupo engraçadíssimo que partiu para o Brasil, em 2005... foi engraçado ver como nos unimos para estudarmos para as frequências, para tirarmos dúvidas, para nos ajudarmos... o objectivo era comum: partir para o Brasil durante 6 meses! Uns para o norte, outros para o sul, uns para a costa, outros para o interior... eu acabei por ir parar a Manaus, no Amazonas! E esta, esta é a música do Brasil... quem é que não se lembra? Eu lembrei-me desta música e decidi colocá-la aqui!

22/11/2009

Beleza...

A Beleza Maior é a que não se Vê - Hoje, durante o meu passeio matinal, vi uma linda mulher... Meu Deus, que linda que ela era! (...)
- Sério, sr. Spinell? Descreva-ma então.
- Não, não posso! Dar-lhe-ia uma imagem imperfeita dela. Ao passar, mal a vi; na verdade, não a vi. Apercebi-me, porém, da sua sombra esfumada, e isso bastou para me excitar a imaginação e guardar dela uma imagem de beleza. Meu Deus, que linda imagem!
A mulher do sr. Klöterjahn sorriu.
- É essa a sua maneira de olhar para as mulheres bonitas, senhor Spinell?
- Sim, minha senhora, é; é muito melhor do que olhá-las fixamente na cara, com uma grosseira avidez da realidade, para no fim ficarmos com uma impressão falsa...

Thomas Mann, in "Tristão"

17/11/2009

Música de eleição...



Há coisas que não consigo, definitivamente, ter como "preferidas"... cores, frutos, animais, gelados, cheiros, sabores, tudo isto é muito fácil de definir! Sentimentos, defeitos/virtudes, valores, músicas... é bem mais difícil!
Quanto à música, considero-me bastante eclético... gosto do termo (trata-se de algo que pode atender à vários tipos de gostos). Consigo ouvir tantos tipos de música e encontrar coisas verdadeiramente maravilhosas em estilos completamente diferentes...

Ciente de que "vamos sendo música" em diferentes alturas do dia, em diferentes alturas da semana... que música é que se sentem hoje? Esse é o desafio... qual é a música que, ultimamente, mais vos toca? Qual será uma das vossas músicas de eleição?

A minha é esta mesmo... Rodrigo Leão - Uma História Simples

Ciente de que é extremamente injusto deixar tanta coisa boa de fora, como a sequência de músicas que abre com este blog (acrescentaria muito mais: Saint German,Ray Charles, Dj Patife, Al di Meola, Peter Kruder, Muse, Ornatos Violeta, Rosa Passos, Maria Rita, Sigur Ros, Seu Jorge, Paulinho da Viola, Thievery Corporation, Dave Mathews Band, Astor Piazolla, Lamb, Tosca, Putumayo) lanço o desafio aos "meus leitores" mais ou menos assíduos, mais ou menos presentes, por acidente ou por convicção, com ou sem assinatura, com siglas ou diminutivos curiosos, com um ou mais apelidos, que dêem um ou mais beijinhos/beijocas... ;-) Desafio-vos, só!

16/11/2009

Homens diferentes...


Concordo tanto, tanto com este filme... achei-o absolutamente genial!

Será que, também tu, te sentes uma peça redonda em buracos quadrados?

15/11/2009

Humildade...

"Ambição é apenas vaidade enobrecida"
Jerome, Jerome

A frase de hoje não deixa de ser, de certa forma, contundente... não que concorde totalmente com ela, mas porque me parece, muitas vezes, que é mesmo verdade!

Humildade... o caminho é tão longo, sinuoso e desafiante!

Lembro-me muito bem de conversar com uma pessoa amiga, em Taizé. Dizia-lhe que a frase que ele dizia tantas vezes me fazia alguma confusão... repetia, constantemente, "eu tolero isto e aquilo". Tolerar, a mim, dá-me sempre uma ideia de altivez latente... disse-lhe isso mesmo! E ele responde-me, duma forma tão directa, que nunca mais me esquecerei:
-"Diogo, só te olharei de cima numa situação: é quando te estender a mão para te ajudar a levantar"...

Longo o caminho para a humildade!!

12/11/2009

Parabéns!!

Hoje é um dia mt mt mt mt especial... há 60 anos atrás nasceu uma das pessoas que mais amo no mundo e, como a data é mesmo especial, o post é obrigatório!
Parabéns pai...

10/11/2009

Ponto de Luz


A música mais bonita do concerto, sem dúvida alguma! (resolvi partilhá-la!)

09/11/2009

Expressões...


Na entrevista onde estive, o outro dia, pediram-me entre outras coisas que escrevesse um texto sobre as "minhas férias de sonho". Tarefa aparentemente simples para quem adora viajar e faria disso "um modo de vida", se pudesse... Comecei a pensar e, não tendo muito tempo, decidi "dar corda à mão" e começar a escrever. Dei por mim, com alguma clarividência, a perceber que não tinha nenhum local de sonho... se, por um lado, sonho em descobrir os Himalaias, Nepal, Tibete, Índia... por outro lado adorava conhecer a Argentina profunda, a Patagónia e tantos outros países da América do Sul! Quais seriam, então, os locais mais apetecíveis? Comecei, então, a perceber o que é que valorizava, realmente, nas férias e locais por onde fui passando: as pessoas, os sorrisos, os sentimentos, os gestos, o acolhimento... será que a forma como a família croata me acolheu, no Encontro de Taizé de 2006, não é igualmente importante na minha vida do que as mais belas paisagens na Amazónia que tive o privilégio de ver? Não tenho dúvidas disso... por isso num texto arriscado deixei transparecer isto mesmo: a viagem de sonho não tem lugar definido, tem pessoas, tem sentimentos, tem histórias... por isso essa viagem já aconteceu e acontecerá sempre que o meu coração estiver disposto a acolher e a ser acolhido!

A música é genial... o outro dia falei neste filme (Fiel Jardineiro) e lembrei-me como adoro esta banda sonora... a sequência de fotos é feliz, numa música absolutamente genial! Deixem-se viajar e imaginem, também vocês, a vossa viagem de sonho!

Sapiência...

Hoje li uma frase muito interessante, que fala um bocadinho sobre uma "das componentes" da sapiência, uma das características que mais admiro numa pessoa... vejam se gostam!

Não permitir a manifestação de grande júbilo ou grande lamento em relação a qualquer acontecimento, uma vez que a mutabilidade de todas as coisas pode transformá-lo completamente de um instante para o outro; em vez disso, usufruir sempre o presente da maneira mais serena possível: isso é sabedoria de vida. Em geral, porém, fazemos o contrário: planos e preocupações com o futuro ou também a saudade do passado ocupam-nos de modo tão contínuo e duradouro, que o presente quase sempre perde a sua importância e é negligenciado; no entanto, somento o presente é seguro, enquanto o futuro e mesmo o passado quase sempre são diferentes daquilo que pensamos. Sendo assim, iludimo-nos uma vida inteira. Ora, para o eudemonismo, tudo isso é bastante positivo, mas uma filosofia mais séria faz com que justamente a busca do passado seja sempre inútil, e a preocupação com o futuro o seja com frequência, de modo que somente o presente constitui o cenário da nossa felicidade, mesmo se a qualquer momento se vier a transformar-se em passado e, então, tornar-se tão indiferente como se nunca tivesse existido. Onde fica, portanto, o espaço para a nossa felicidade?

Arthur Schopenhauer, in "A Arte de Ser Feliz"

Dias de luta...

Canto minha vida com orgulho!

Na minha vida tudo acontece
Mas quanto mais a gente rala, mais a gente cresce
Hoje estou feliz porque sonhei com você
E amanhã posso chorar por não poder te ver
Mas o seu sorriso vale mais que um diamante
Se você vier comigo aí nós vamos adiante
Com a cabeça erguida,e mantendo a fé em Deus
O seu dia mais feliz vai ser o mesmo que o meu

A vida me ensinou a nunca desistir
Nem ganhar, nem perder mas procurar evoluir
Podem me tirar tudo que tenho
Só não podem me tirar as coisas boas que eu já fiz pra quem eu amo
E eu sou feliz e canto e o universo é uma canção eu vou que vou!

Histórias, nossas histórias
Dias de luta, dias de glória (4x)

Oh minha gata, morada dos meus sonhos
Todo dia, se pudesse eu ia estar com você
Já te via muito antes nos meus sonhos
Eu procurei a vida inteira por alguém como você

Por isso eu canto minha vida com orgulho
Com melodia, alegria e barulho
Eu sou feliz e rodo pelo mundo
Sou correria mas também sou vagabundo

Mas hoje dou valor de verdade, pra minha saúde, pra minha liberdade
Que bom te encontrar nesta cidade
Esse brilho intenso me lembra você

Histórias, nossas histórias
Dias de luta, dias de glória (4x)

Hoje estou feliz, acordei com o pé direito
E vou fazer de novo, vou fazer muito bem feito


Sintonia,
telepatia,
comunicação pelo cortéx
Bum,Bye-Bye.


Por ser a música que "abre o blog", merecia uma referência especial... Dias de luta, dias de glória - Charlie Brow Jr, uma das boas bandas que tive o prazer de conhecer e aprender a gostar!

08/11/2009

Calulu

Ir a Lisboa, jantar com um português, uma italiana, um italiano e uma bósnia era tudo o que menos esperava... mais ainda quando o restaurante era africano! Mais ainda quando era santomense e comi CALULU e roubei KIZACA aos vizinhos do lado...

Um conjunto de coincidências engraçadas numa noite muito animada... e o CALULU tem o aspecto maravilhoso da fotografia, come-se com colher e é bom bom bom bom bom...

Temporariamente voltei a STP e regressei de barriga cheia!

05/11/2009

Amanhã... caminhos...

Vai ser já amanhã que nos encontramos... STP, um monte de afectos desordenados! Se há umas semanas atrás olhava para este caminho como o sendo o "meu caminho", hoje não estou tão certo disso... no entanto, é caminho e "os Homens fazem falta em todos eles", já dizia o Goethe!
Vou desafiar STP, vou tentar ordenar afectos e perceber que caminho é este que me propõem... amanhã, em Cascais, na ONG Helpo!
Mais novidades... em breve! Voltarei no sábado...

02/11/2009

This is It


Há pesoas verdadeiramente geniais... o MJ era, com certeza, uma delas. Com todos os "defeitos" que sempre teve, erros e exageros que cometeu foi, indubitavelmente, uma das maiores referências Pop de todos os tempos, unânimemente aceite por todo o mundo, independentemente do estrato social, idade, sexo, nacionalidade... era isso que sempre me fascinava nele: a universalidade da sua música.
Hoje fui ver o documentário This is It... estava curioso, porque fui um dos que tentei comprar bilhetes para um concerto em Londres e esbarrei, meia hora depois da abertura da bilheteira on line, com um preço de 625€ pelo bilhete!!

Por isso, fiquem com a minha música preferida, nesta magnífica interpretação em Bucareste, 1992 (porque ainda hoje suspiro pelo concerto que perdi, em Alvalade, tinha eu 6 anos!!)

A antevisão dos concertos de Londres faziam prever algo nunca visto... enfim, MJ, This is It!

Michael Jackson - Human Nature
Looking out across the night-time
The city winks a sleepless eye
Hear her voice shake my window
Sweet seducing sighs

Get me out into the night-time
Four walls won't hold me tonight
If this town is just an apple
Then let me take a bite

If they say, why, why? Tell 'em that is human nature
Why, why does he do me that way?
If they say, why, why? Tell 'em that is human nature
Why, why does he do me that way?

Reaching out to touch a stranger
Electric eyes are everywhere
See that girl, she knows I'm watching
She likes the way I stare

If they say, why, why? Tell 'em that is human nature
Why, why does he do me that way?
If they say, why, why? Tell 'em that is human nature
Why, why does he do me that way?
I like livin' this way, I like lovin' this way

Looking out across the morning
The city's heart begins to beat
Reaching out, I touch her shoulder
I'm dreaming of the street

If they say, why, why? Tell 'em that is human nature
Why, why does he do me that way?
If they say, why, why? Ooh, tell 'em
Why, why does he do me that way?

If they say, why, why? Cha cha cha
Why, why does he do me that way?
If they say why, why, why? Ooh, tell 'em
Why, why does he do me that way?

If they say, why, why? Ooh, tell 'em
Why, why does he do me that way?
If they say, why, why? Da da da
Why, why does he do me that way?
I like livin' this way

FAME


E dá vontade de dançar... dançar, dançar! E as pipocas voam e voam... :-)

Sorte?

Hoje li esta frase e gostei muito.
"A sorte não existe. Aquilo a que chamais sorte é o cuidado com os pormenores" (Winston Churchill)

01/11/2009

A bela e o monstro...

Escrito por um jornal brasileiro ("A bela e o monstro!"), após este dueto de Maria Rita e Falcão, com a maravilhosa música "Rodo Cotidiano", deste grande músico, "auxiliado" por um dos maiores furacões do Brasil... lindo, lindo, lindo...

Pedro Jóia

Lembro-me muito bem de estar em casa e a Lúcia ligar-nos... "hoje, no Teia d'Arte, vai estar o Pedro Jóia, um guitarrista muito famoso"! Lá fomos... confesso que nunca tinha ouvido falar dele, a não ser numa breve referência a um português que já tinha tocado com o Caetano Veloso, mas nem o nome sabia... era ele mesmo!
Toda a descrição que possa fazer do local e da noite, será redutora... lamparinas feitas de mamão com óleo de palma a servir de combustível, espalhadas por todo o lado. Um pátio grande, com muitas mesas e muitas pessoas de todos os lados... São Tomé, num dos seus locais onde a arte tomava forma, onde os artistas eram acarinhados e podiam arriscar a sonhar mais alto...
Pedro Jóia, turista e visitante curioso das pérolas do Atlântico, fora convidado por um dos embaixadores da cultura mais activos da ilha: João Carlos Silva. Missão: tocar alguma coisa, para tanta gente que lá jantaria nessa noite, ao som do vento quente africano, do ar abafado e pleno de histórias e recordações... "África"!
Recordo-me desta imagem como se fosse hoje... tímido, sentou-se a uma cadeira e pegou na guitarra clássica. Com ela na mão era Pedro Jóia o seu nome... com a guitarra na mão era outra pessoa, liberta, descontraída e apaixonada! Começou com uma versão de flamenco da música que está no vídeo... apaixonante! Adoro a música Verdes Anos...
E continuou... continuou... continuou! Aceitou o desafio de tocar de improviso, com um conjunto de artistas saotomenses e cabo-verdianos que por lá estavam... fascinante... inesquecível... não dá mesmo para descrever! Mas a música, hoje acordei e lembrei-me desta música... então coloquei-a aqui!!!

Final da Sara Tavares

Ontem o concerto foi muito bom... mas bom, acima de tudo, foi ouvir a Sara Tavares, no seu jeito sempre envergonhado, a desafiar: "Tenham um bom Inverno... sim, porque mesmo com chuva e frio cá fora, o nosso coração pode estar sempre quentinho"...

"Bom feeling dentro de ti..." e claro "ka tem ninguém sima bô"!

Concerto saborosíssimo!!