31/05/2009

Sê, sê, sê...

Se não puderes ser um pinheiro no topo da colina,
sê um arbusto no vale, mas sê o melhor arbusto à margem do regato.
Sê um ramo, se não puderes ser uma árvore.
Se não puderes ser um ramo, sê um pouco de relva e dá alegria a algum caminho.
Se não puderes ser almíscar, sê então apenas uma tília, mas a tília mais viva do lago!
Não podemos ser todos capitães, temos que ser tripulação.
Há alguma coisa para todos nós aqui. Há grandes obras e outras menores…
Se não puderes ser uma estrada, sê apenas um caminho.
Se não puderes ser sol, sê uma estrela,
não é pelo tamanho que terás êxito ou fracasso,
mas sê o melhor no que quer que sejas!
-Douglas Malloch

30/05/2009

Viver... ou andar por aí?


Genial... o Padre Carlos Carneiro sj, numa conferência sobre A Vida:

"Agarrar a vida, é viver... sempre, com umas saudades imensas de Deus. O jogo de Jesus é outro, o jogo de Jesus é dar a vida... e não poupá-la. Mas nós parece que queremos poupar a vida... quase que queremos morrer (deixem-me brincar) cheios de saúde; morri cheio de saúde, passei o tempo a poupar-me! E eu pergunto: Mas tu viveste, ou andaste por aí?!?!?"

Citação do dia de hoje

"Na vida só há um modo de ser feliz. Viver para os outros" (Léon Tolstoi)
Dá que pensar não é?
Bom fim-de-semana!

27/05/2009

T.I.A.


T.I.A. (do filme Diamante de Sangue), This Is Africa (Isto é África) era, segundo o actor principal, a explicação para tudo o que acontecia naquele continente...

Hoje andei com isto na cabeça... não sei bem porquê!

Mas a verdade é que, até mentalmente, usava imensas vezes o TIA em São Tomé... às vezes ajudava-me a tentar perceber e relativizar as loucuras que aquelas pessoas iam fazendo, a calma excessiva, a falta de profissionalismo, o desprendimento exagerado, a dependência e a passividade... eu, todo enérgico (entenda-se, DEMASIADO enérgico), cheio de vontade de mudar o mundo, cheio de boas intenções e... TIA meu amigo... TIA!

E aprendi, também assim, o ritmo maravilhoso do leve-leve... acreditem que tem MESMO muita coisa de maravilhoso!

Entretanto segue um embondeiro, a árvore africana! A árvore do Principezinho... e uma pequena história que não conhecia!

"É enorme.E o largo tronco desproporcionado assenta em raízes grossas que se afundam poderosamente sugando o que será depois folhagem pequena e frutos para usar no caril.Quando se passa parece que se evola do vegetal gigante uma aura tranquila e protectora.Como se nos visse e nos cedesse um mínimo da sua alma de tempo.Os nativos consideram os embondeiros árvores sagradas. Acontece verem-se presos aos troncos rectângulos de pano branco e logo abaixo no chão uma tigela com oferendas - em lembrança de alguém.Não se cortam ramos de embondeiro para a fogueira. Apenas os frutos são colhidos porque no alimento haverá comunhão com a árvore."
GLÓRIA DE SANT'ANNA, Ao ritmo da Memória

25/05/2009

Dia de África

Hoje celebra-se o Dia de África... no IDF, escola onde dei aulas, terminava a "Semana do IDF", plena de conferências, exposições, jogos desportivos... terminava com uma grande festa, à noite, dentro das portas da escola de todos aqueles alunos, escola onde me apaixonei pela minha profissão, escola onde quase que aceitaria viver...
A esta hora (almoço) estava em plenos campos de jogos, a ajudar as turmas a construir as suas barracas, completamente artesanais, para fazer as célebres barraquinhas, para venderem comida e bebida durante a festa... no outro campo, uma discoteca enorme, para o sobejamente conhecido arrasta-pé! Estava em pulgas... a noite prometia, o consaço ia-me vencendo!
Foi dia de vestir a preceito, trançar o cabelo (primeira e única vez!), pegar em tecido africano para vestir e preparar-me para a festa... chovia torrencialmente! Não houve barraquinhas, os campos transformaram-se em piscinas... mas não foi por isso que a festa deixou de ser fazer! As salas de aula transformaram-se em postos de venda e tudo correu muito, muito bem!

Foi o meu primeiro dia de África, passado realmente em África... com o seu quê de paradoxal, este dia de África, o primeiro "pós-África" é sentido perfeitamente em sintonia! Este país que me viu (re) nascer e me viu crescer a todos os níveis... por isso, hoje, 25 de Maio, é para mim sinónimo de crescimento, de alegria, de nostalgia e de muita, muita saudade!

Estamos juntos... à boa maneira africana!

23/05/2009

Fantástico!!!


Bem... um amigo enviou-me e não resisto a colocar aqui, é bom demais! Deveria ser o filme de entrada do blog, eh eh eh... não faço ideia o que é, mas a ideia é muiiiiiiiiiito original!


Carneiro, bem Carneiro!

Muito... ou pouco?!?!?

Lembro-me desta imagem... encontrei-a para tentar explicar o "Aprendiz de Viajante", como postula a música que há tantos anos aprendi nos Gambozinos. Queria colocar a imagem num powerpoint, para enviar aos amigos, dizendo que partiria para São Tomé, como Leigo para o Desenvolvimento... volvidos quase 2 anos após a partida (como o tempo passa depressa), o "aprendiz de viajante" continua pleno de sonhos... o blog acabou por ser um sonho antigo! Já nasceram tantos, mas nunca mantive nenhum por tanto tempo... já passaram as 2000 visitas, o que não deixa de ser uma marca simpática!

"Muito transforma-se em pouco se se deseja um pouco mais". Anseiem muito, muito, muito... e transformar-se-á em IMENSO!

Bom fim de semana para todos!

21/05/2009

Liberdade...

Não há liberdade... há libertação!!


Dançar, saltar de cima de uma árvore, não usar telemóvel, andar a pé, cantar em sítios públicos, andar descalço em todo o lado, usar calções o dia todo, acordar às 11h e deitar às 4h, comer pêssegos e beber água logo a seguir, almoçar às 16h e jantar às 23h, acordar e dizer "BOM DIA" a toda a gente na rua, não usar a internet, sorrir enquanto se caminha na rua, andar debaixo de chuva torrencial sem guarda-chuva... L-I-B-E-R-T-A-Ç-Ã-O!

20/05/2009

Ser, ser, ser... é diferente de FAZER!

Numa altura em que o "fazer" se sobrepõe, drasticamente, ao "ser", aterrorizo-me com isso! Será que as pessoas não deviam "fazer porque são"... ao invés de "serem, pelo que fazem"?!?!?!
Leva-nos, indubitavelmente, para a futilidade das nossas acções e do nosso quotidiano... "tu podes fazer com a tua vida o que tu quiseres" diziam-me no outro dia... ele (girassol) anda sempre em busca do sol... São Francisco procurava incessantemente a "sua China", e eu?! Perguntava-se no After Xav, há alguns anos atrás: "e tu, qual é a tua China?"

Ponho-me a pensar... qual será a verdadeira essência, o verdadeiro sumo, a verdadeira substância?! Quantas vezes a vida mais parece uma tremenda metáfora duma história à qual não temos a certeza de pertencer?

O outro dia perguntavam-me se já tinha "aterrado"... será que é suposto aterrarmos? Ou poderemos viver nesta insanidade aterradora que nos preenche?!

Devaneios perdidos...talvez ainda sobre o efeito de ser o 3640 do grupo de EF no concurso nacional de professores! Ou devido a um fim de semana pleno de Leigos para o Desenvolvimento, Gambozinos, CAB, Grão e afins...

18/05/2009

Genial...



Para desanuviar... para não ser sempre coisas em que vale a pena pensar muito, hoje vai um vídeo impecável... um pequeno tesouro da música portuguesa que me apresentaram ontem! Deliciem-se!

15/05/2009

Para ser grande

Para ser grande, sê inteiro: nada

Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa.

Põe quanto és
No mínimo que fazes.

Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive

(Fernando Pessoa - Ricardo Reis)

Fernando Pessoa será, por ventura, dos meus autores preferidos... delicio-me de cada vez que leio este lindíssimo poema: desafiante, contundente, reconfortante, exigente...

14/05/2009

Almoço... para aquecer o coração

Hoje almocei e tive direito a uma nova viagem por São Tomé... durante alguns momentos estive em Benguela, na missão da Márcia... almoço saboroso por demais!

Surge a certeza: podemos fazer da nossa vida aquilo que quisermos! E para quê uma vida formatada, segundo ideais impostos pela sociedade?! Porquê sermos iguais a tantos e tantos, como na imagem?

Coração quentinho quando se fala em África, este desejo que nos une... este sopro de missão que recebemos durante este almoço! Parece que vamos e regressamos de novo. (mas será que regressamos de facto??)... contar aquelas coisas parvas, que não temos coragem de contar a ninguém (por serem mesmo parvas), mas que nos fazem rir e rir e rir...

Uma disputa acérrima de saudades, de recordações, de episódios e do "olha, mas eu em São Tomé é que era"...

Lembrava uma daquelas tardes de férias em que apetecia que o tempo parasse horas e horas...

E depois surge a Deolinda... "Mal por mal"

13/05/2009

Verdade absoluta...


A citação de hoje fez-me lembrar o meu professor de antropologia, a brincar com as palavras, questionando-nos sobre se existiriam verdades absolutas ou verdades relativas... entre muita discussão ele afirma que "Só há uma verdade absoluta: todas as verdades são relativas"!

Apeteceu-me dizer-lhe que existe outra verdade absoluta: nunca estamos sozinhos... mas a aula tinha terminado antes desta minha súbita vontade aparecer!

11/05/2009

Porto

Nem tinha pensado em colocar aqui nada relativo à noite de ontem, mas como os meus juvenis perderam na negra, na fase intermédia, o acesso à fase final (15-13), fica o registo de um dia triste, que terminou com uma festa muito grande: F.C. Porto tetracampeão! Ah pois é!!!

03/05/2009

Santos nos dias de hoje, precisam-se!!!

A propósito do Beato Nuno "virar Santo", li num blog dum amigo, um comentário muito interessante de outro amigo, Padre Belchior, jesuíta e director da minha escola anos a fio.
O Beato Nuno, santo padroeiro da escola onde desde sempre estudei (INA) é um homem sobejamente conhecido... seja pela técnica do quadrado, superiormente utilizada em várias batalhas, seja pelo seu poder e riqueza, seja pela sua entrega e despojamento... a verdade é que (e chamava a atenção o Padre Belchior) Dom Nun'Alvres Pereira era um dos homens mais ricos do seu tempo... e, certo dia, abdica de tudo o que tem, para servir os outros, para entregar a sua vida a Deus. Será que alguém imagina, nos dias de hoje, um Belmiro de Azevedo, a fazer algo semelhante? A largar toda a sua riqueza em prol das outras pessoas? Duvido seriamente... e o Padre Belchior, com toda a sua sabedoria (que sempre tão bem o caracterizou), termina desta maneira: "Santos, nos dias de hoje, precisam-se..."

Bom início de semana!!

01/05/2009

Esvaziar...

Às vezes, precisamos de nos esvaziar... para nos enchermos! Sinto saudades disso...