23/12/2008

Encontro de Bruxelas

Malas aviadas e aí vou eu: Encontro Europeu de Taizé, em Bruxelas!
Desta vez o grupo de amigos que vai não é tão grande, mas o desafio é grande... provavelmente também está na altura de conhecer pessoas novas e abraçar o espírito que este Encontro transborda: paz, ecumenismo, silêncio e oração...
Entretanto... de 26 de Dezembro a 4 de Janeiro andarei pela Europa fora!

Bom Natal a todos... e uma passagem de ano magnífica! A minha sê-lo-á, com certeza!

Estamos juntos!

18/12/2008

Festa de Natal da criançada...

Hoje é dia de festejar... dlin dlon (onomatopeia para os sinos de Natal), tocam os sinos e a festa vai começar! A criançada da escola primária está DOIDA com o Natal... só mesmo eles!
Enfim... o Natal está quase a chegar e eu ainda não comprei nadaaaaaaaaaaaaaaaaa!!! SOCORRO!

Hoje decidi colocar umas imagens dos meninos da Anne Guedes... o Natal fica sempre mais bonito com estes meninos!!!

É NATAL É NATAL... la la la la la

15/12/2008

Seguir-te...

Apetece-me seguir-te... mas não te encontro!
Apetece-me encontrar-te... e dar-te!
Apetece-me falar-te ontem... mas nem te vejo no amanhã!
Apetece-me soletrar-te... mas parece que te esqueci...
Apetece-me abraçar-te... mas nada sinto!
Apetece-me mimar-te... mas não tenho força...
Apetece-me escutar-te... mas teimo em não ter tempo...
Apetece-me conjugar-te no presente... teimo em usar o pretério imperfeito!

Onde andas tu... sentido de tudo?

"Devia-se nascer velho, começar pela sabedoria, para decidir o seu destino"
-Ana Blandiana

13/12/2008

Natal frio...

Dei por mim a pensar... o Natal deste ano é extraordinariamente mais frio que o Natal do ano anterior! É frio no verdadeiro sentido da palavra (e como tem sido complicado adaptar-me ao gelo que sinto todos os dias), mas frio no que concerne ao espírito natalício autêntico. A preparação do Natal, em STP, foi num sentido cristão, muito mais verdadeira... talvez seja disso que sinto saudades!
Resta-me pensar que é dia 13 e ainda nem comecei a pensar no Natal... entre mil coisas que tenho para fazer e a preguiça que me dá para fazer tantas outras, o melhor mesmo é deixar-me "ir indo"...

Sinto saudades "destes olhares", de ter apenas um presente no Natal (o da comunidade), de ir partilhar a alegria do Natal a casa de todas as comunidades de irmãs, de comer tubarão em vez de bacalhau, de preparar um céu estrelado em cartolina preta com o Pedro, de colocar músicas de natal aos berros dentro de casa... enfim!

Reinventem o Natal!

08/12/2008

The Oboe Song



Ontem, no final do "Ensaio sobre a cegueira" (obrigado pela companhia!) fiquei, como é normal, até ao final, até as letrinhas brancas, em fundo preto, praticamente deixarem de aparecer... sim, para tentar encontrar a prima do realizador, ou até para tentar perceber qual é a aquela música da banda sonora do filme que tanto adorei (para depoir ir comprar o cd original, claro!!)... a verdade é que este momento tão "ignorado" por tantos, acabou por me revelar uma agradável supresa... uma música lindíssima com um oboé... mas que ainda não tenho!
Mas como há muito que tenho este fascínio por oboé... aqui vai uma música dum filme de 1986, que tantas e tantas vezes vi, no colégio, enquanto estudante!

The Mission - Gabriel's Oboe

Ouçam e disfrutem...

05/12/2008

Mas afinal...

Tal como diz na apresentação que aparece na foto: Mas afinal o que é ser voluntário????

Dia Internacional do Voluntário


Hoje foi dia de ir fazer uma "palestra" à Torre dos Pequeninos, um colégio, que mais parece um pequeno sonho... as portas de algumas salas têm torreões e parecem pequenos castelos, campo de futebol com relva sintética, salas e mais salas, com uma decoração fantástica!

Fui convidado para falar sobre São Tomé e Príncipe, no âmbito do "Dia Internacional do Voluntário", que hoje se comemora... hesitei um bocado, mas acabei por aceder, uma vez que nunca tinha feito nada do género, para um público tão "jovem"!!!

Depois de um powerpoint com imensas fotos, vieram os milhões de perguntas, tão ingénuas, genuínas e verdadeiras, típicas daquela idade!
-É bom ser voluntário?
-O que é que o levou a ser voluntário?
-É difícil estar longe da família?
-Como é que se sentiu quando voltou?
-Sabe bem ajudar?

Viva o voluntariado... hoje é o NOSSO DIA!!!

04/12/2008

Dançando Kizomba...

O jantar foi perfeito... as hostilidades lançadas e o desafio pronto a ser aceite! Vamos dançar kizomba?? Palavra mágica para tantos... só 5 bravos aceitaram o desafio (por serem verdadeiramente bravos!!). Chegados ao tão famigerado sítio para dançar, eis que sou surpreendido pela simpática senhora na entrada, que me diz que não havia kizomba, "apenas tango"! Ela é que nos deu grande tanga... :-D
Fiquei com a clara sensação que devia ter ido perguntar ao DJ, porque ele saber-me-ia dizer se poriam kizomba ou não... mas enfim!

Ficou a clara sensação de que se tem que organizar uma noite de kizombada... lá, ou noutro sítio qualquer! E porque não no CREU? Ou em casa do Diogo? Tenho a adega onde podemos fazer muito barulho... eh eh eh!

Enfim... foi uma bela noite de passeio e a kizombada fica para outra altura!

Para quem não sabe e quiser aprender... é só clicar!